ÍNDICE
- Por etapa
- Por componente curricular / disciplina / campo de experiência
- Avaliação inclusiva (alunos com deficiência)
- Confira na prática o lançamento de uma Avaliação Descritiva
A Avaliação Descritiva é feita através de pareceres descritivos individuais sobre o desempenho e evolução de cada aluno.
Existem duas formas de registrar uma avaliação descritiva:
Por etapa
As avaliações serão registradas por etapa (anual, bimestre, trimestre ou semestre) e cada aluno terá um único parecer descritivo, que pode ser criado por um professor (regente) ou em colaboração entre todos os professores da turma.
Campos:
- Escola e Turma: Apresentarão as opções selecionadas em seu Perfil;
- Etapa: Apresentará as etapas trabalhadas na sua escola com a data de início e término, conforme o Calendário escolar. Neste campo, você deverá selecionar a opção desejada e em seguida clicar no botão: Carregar.
Ao clicar em Carregar, todos os alunos da turma serão apresentados. Na coluna Avaliação descritiva, os professores poderão digitar a avaliação de cada aluno ou copiar de um outro local, Word por exemplo, e colar no sistema.
Não é necessário registrar todas as avaliações no mesmo momento, você pode registrar as avaliações de alguns alunos, salvar esse registro e continuar mais tarde ou em outro dia. Para isso, é necessário sempre clicar no botão: Salvar apresentado no final da tela.
Por componente curricular / disciplina / campo de experiência
As avaliações serão registradas por etapa (anual, bimestre, trimestre ou semestre) e por componente curricular/disciplina/campo de experiência.
Campos:
- Escola, Turma e Disciplina: Apresentarão as opções selecionadas em seu Perfil;
- Etapa: Apresentará as etapas trabalhadas na sua escola com a data de início e término, conforme o Calendário escolar. Neste campo, você deverá selecionar a opção desejada e em seguida clicar no botão: Carregar.
Ao clicar em Carregar, assim como na avaliação Por etapa, todos os alunos da turma serão apresentados.
Na avaliação Por componente curricular/disciplina/campo de experiência, os professores não visualizam os pareceres uns dos outros, cada um visualiza apenas o seu.
Avaliação inclusiva (alunos com deficiência)
Muitos municípios avaliam os alunos que possuem alguma deficiência de uma forma diferenciada, mesmo que todos os alunos estejam incluídos e cursando a mesma turma.
Geralmente essa avaliação é feita de forma descritiva, na qual que estamos tratando nesse artigo.
O i-Diário permite avaliar os alunos deficientes de forma descritiva, mesmo que os demais alunos sejam avaliados de outra maneira. Isso é possível através do campo: Tipo:
A opção: Avaliação padrão (regular), apresentará os alunos da turma que não possuem nenhuma deficiência.
A opção: Avaliação inclusiva (alunos com deficiência), apresentará os alunos da turma que possuem alguma deficiência.
No exemplo abaixo, o aluno VITOR HUGO DA SILVA, que possui uma deficiência, será avaliado por etapa e os demais por disciplina. Confira:
Confira na prática o lançamento de uma Avaliação Descritiva:
Quer conhecer as outras formas de avaliação do i-Diário? Avaliações conceituais, clique aqui! Avaliações numéricas, clique aqui!