ÍNDICE


O módulo Planos de ensino foi desenvolvido para o planejamento dos conteúdos lecionados durante o ano letivo para cada série.


Cenário 1 - Planejamento realizado por disciplina.


Cenário 2 - Planejamento realizado por área de conhecimento.


Campos:

  • Escola, Turma e Disciplina*: Apresentarão as opções selecionadas em seu Perfil.




O campo Disciplina será apresentado somente no Cenário 1.


  • Áreas de conhecimento*: Buscará informações da área de conhecimento que foi utilizada na grade curricular definida pela Secretaria Municipal de Educação de cada município.



O campo Áreas de conhecimento será apresentado somente no Cenário 2.



  • Tipo de período escolar*: Este campo trará como padrão, todas as modalidades disponíveis para definir o período dos planos de ensino.



  • Unidade temática: Este campo, além de não ser de preenchimento obrigatório, é um campo de escrita livre, que permite a diferenciação da Unidade Temática utilizada no planejamento, conforme as normas da BNCC.




O campo Unidade temática será apresentado somente no Cenário 1.



  • Campos de experiência: Este campo, além de não ser de preenchimento obrigatório, é um campo de escrita livre, que permite a diferenciação dos Campos de Experiência utilizados no planejamento, conforme as normas da BNCC.




O campo Campos de experiência será apresentado somente no Cenário 2.



  • Conteúdos*: Este campo foi desenvolvido para que sejam inseridos os Conteúdos que serão trabalhados durante o ano letivo, em cada uma das séries.



Ao clicar no campo: Adicionar novo Conteúdo, o campo para a digitação será habilitado:



É possível adicionar diversos Conteúdos, além de editá-los ou excluí-los nos ícones à direita (lápis e lixeira).


De acordo com o documento da BNCC, que norteia a educação nas escolas brasileiras, os Conteúdos são os objetos que serão utilizados e estudados para alcançar um objetivo de aprendizado. (O documento da BNCC possui diferentes interpretações dependendo dos municípios, no entanto, utilizamos a interpretação comum para nortearmos os funcionamentos do sistema).


  • Objetivos: Este campo foi desenvolvido para que sejam inseridos os Objetivos que serão trabalhados durante o ano letivo, em cada uma das séries.



Ao clicar no campo: Adicionar novo Objetivo, o campo para a digitação será habilitado:



É possível adicionar diversos Objetivos, além de editá-los ou excluí-los nos ícones à direita (lápis e lixeira).


De acordo com o documento da BNCC, que norteia a educação nas escolas Brasileiras, os Objetivos são o destino de aprendizado dos alunos, ou seja, os conhecimentos que deverão ser alcançados durante a vida escolar dos alunos. (O documento da BNCC possui diferentes interpretações dependendo dos municípios, no entanto, utilizamos a interpretação comum para nortearmos os funcionamentos do sistema).


  • Copiar objetivos/habilidades por área:




Cenário 1 - Planejamento realizado por disciplina


Ao selecionar a opção de Copiar objetivos/habilidades por área será apresentada a tela de seleção de componentes curriculares:




Nesta tela será possível selecionar quais objetivos deverão ser copiados com base na disciplina e na série escolhida:




Após selecionar a disciplina e a série correspondente, clique em “confirmar” no fim da tela para que os Objetivos sejam copiados:





Cenário 2 - Planejamento realizado por área de conhecimento.


Ao selecionar a opção de Copiar objetivos/habilidades por área será apresentada a tela de seleção de campos de experiência:




Nesta tela será possível selecionar quais objetivos deverão ser copiados com base no campo de experiência e na série escolhida:




Após selecionar o campo de experiência e a série correspondente, clique em “confirmar” no fim da tela para que os Objetivos sejam copiados:





  • Metodologia: Têm como objetivo servir de espaço para que o professor possa definir o caminho que será utilizado para atingir o pleno aprendizado de seus alunos, ou seja, as ferramentas que serão utilizadas para transmitir os conhecimentos, motivando e direcionando o aprendizado.


O campo Metodologia é livre, e permite a inserção de conteúdos na modalidade textual.




  • Avaliação: Destinado ao registro de como os alunos serão avaliados durante o período vigente do plano de aula (como provas de peso numérico, produção textual, desenho…)


O campo Avaliação é livre, e permite a inserção de conteúdos na modalidade textual.



  • Referências: Foi pensado com o intuito de disponibilizar um espaço ao professor para inserir links, títulos de livros, apostilas e outros materiais que foram utilizados para elaborar o plano de ensino em questão.


O campo Referências é livre, e permite a inserção de conteúdos na modalidade textual.



  • Anexos: Destinado ao registro de mídias de diversos tipos, que possuam relação com plano elaborado, como por exemplo, documentos de texto, planilhas, pdfs, imagens, etc.




Após clicar no botão “Adicionar texto” uma linha para adicionar arquivo será apresentado:




Em seguida, basta selecionar a opção “Escolher arquivo”, assim que selecionado, será apresentada uma tela de navegação para que você possa escolher o arquivo desejado:





Assim que selecionado o arquivo, basta clicar em “Abrir” para que o mesmo seja anexado no seu plano de ensino!


Confira na prática o lançamento de um Planejamento por disciplina (Cenário 1):






Confira na prática o lançamento de um Planejamento por área de conhecimento (Cenário 2):






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