ÍNDICE


O módulo Calendário Letivo permite registrar o Calendário Letivo de cada unidade escolar.


Através dele é possível definir algumas configurações, como determinar os períodos de lançamentos realizados pelos professores, registrar eventos que acontecem em cada escola, registrar os dias letivos e os não letivos, entre outros.



Ao acessar o módulo, será apresentado a listagem de todos os calendários já criados para as escolas do município.


Nesta tela é possível ter acesso às configurações referentes ao ano letivo vigente através dos botões Eventos, Editar, Excluir e SincronizarAbaixo vamos explicar a função de cada um desses botões.



Eventos 


Como o próprio nome indica, possibilita a criação de eventos específicos dentro do calendário em cada escola.


Campos:

  • + Novo evento: Esse botão permite que você crie um novo evento para a escola desejada;
    • Da escola, Do curso, Da série e Da turma: É possível definir se o evento será para toda a escola ou apenas para um curso, série ou turma;
  • Data inicial: Apresentará um Calendário para você selecionar a data que o evento inicia;
  • Data final: Apresentará um Calendário para você selecionar a data que o evento termina. Se o evento acontecerá apenas em um dia, selecione esse dia em Data inicial e final;
  • Descrição: Para você inserir o nome do evento que está criando. Esse nome será apresentado no rodapé do Registro de Frequência dos professores como uma legenda;
  • Tipo: Permite definir qual o tipo do evento que está sendo criado;
    • Letivo - não permite lançamentos: Para eventos letivos mas que os professores não registrarão a frequência dos alunos. Por exemplo: Conselho de Classe;
    • Letivo - permite lançamentos: Para eventos letivos onde os professores registrarão a frequência dos alunos. Por exemplo: Período com aulas remotas;
    • Não letivo - não permite lançamentos: Para eventos não letivos onde os professores não registrarão a frequência dos alunos. Por exemplo: Feriado municipal;
    • Não letivo - permite lançamentos: Para eventos não letivos mas que os professores registrarão a frequência dos alunos. Por exemplo: Sábado com atividades para as famílias na escola.
  • Turnos: Para você indicar o turno no qual o evento irá acontecer. Todos os turnos (Matutino, Vespertino, Integral, Intermediário e Noturno), já estarão pré-selecionados.
  • SalvarSalva o evento e retorna à tela inicial;
  • Voltar: Não salva o evento feito e retorna à tela inicial.


Ao selecionar um tipo de evento que não permite lançamentos, o campo Legenda será apresentado. Neste campo você deve inserir um caractere (letra, sigla, número, símbolo...) e esse caractere será apresentado no Registro de Frequência indicando o(s) dia(a) do(s) evento(s).



Confira na prática a criação de um Evento:





Você pode editar qualquer informação nos eventos registrados através do botão: Editar. Se em algum momento você desejar excluir um evento, faça isso pelo botão: Excluir.


Editar


Ao clicar o botão Editar, será apresentado as configurações de datas e etapas determinadas pela Secretaria Municipal de Educação.


Etapas gerais


Permite visualizar as datas e etapas gerais da escola, que foram configuradas no i-Educar.


Os campos Data inicial e Data final indicam o início e a término de cada etapa, ou seja, é o período em que o i-Diário irá permitir os lançamentos pelos professores.


i-Educar (Trimestre):


i-Diário:



Na tela de edição do Calendário Letivo, é possível ser informar o Número de aulas por turno. 


Etapas específicas


Permite visualizar as datas e etapas de turmas que trabalham com um Calendário Letivo diferente da escola, que também foram configuradas no i-Educar.


Os campos Data inicial e Data final indicam o início e a término de cada etapa, ou seja, é o período em que o i-Diário irá permitir os lançamentos pelos professores.


i-Educar (Semestre):


i-Diário:



Observe que ambos Calendários são da Escola Portabilis, onde as turmas do Ensino Fundamental trabalham com trimestre e as turmas do Ensino Infantil trabalham com semestre.



A etapa encerrou e os professores não concluíram os lançamentos, o que devo fazer?


Existem duas possibilidades de liberar os lançamentos de uma etapa já encerrada aos professores:


1: Nas imagens acima é possível conferir que ao lado das datas do Calendário, existe os campos Data inicial para lançamentos e Data final para lançamentos. Esses campos permite que você gestor, aumente o período de lançamentos de uma etapa da sua escola.


Por exemplo, o 1º trimestre encerrou no dia 14/05/2020 e alguns professores não concluíram todos os lançamentos dessa etapa. 


Você gestor escolar ou da SME, pode acessar o Calendário Letivo e alterar a Data final para lançamentos do 1º trimestre para 16/05/2020. Fazendo isso, os professores da escola terão mais dois dias para finalizarem os seus registros.


Isso quer dizer que acessando o i-Diário nos dias 15 e 16/05, os professores conseguirão lançar e/ou editar os registros até o dia 14/05, que é quando o 1º trimestre encerrou.





2: Existe uma permissão no i-Diário chamada "Lançamentos sem restrições de datas". Se habilitada essa permissão os professores podem realizar os seus lançamentos sem nenhuma restrição de datas.


Por exemplo, os professores podem acessar o i-Diário no dia 09/09/2020 e mesmo assim conseguirão lançar e/ou editar registros do primeiro dia de aula.


Essa permissão é habilitada apenas pelo Time de Suporte da Portabilis e deve ser solicitada pelo âncora do município.





O Calendário Letivo do município ou da minha escola mudou, o que devo fazer?


Toda e qualquer mudança no Calendário Letivo seja da rede ou apenas de uma escola/turma é feita pelo i-Educar.


Mudanças no Calendário sejam em datas ou no tipo de etapa, por exemplo passou de bimestre para semestre, podem impactar diretamente nos lançamentos dos professores. Portanto, recomendamos que essas alterações sejam encaminhadas ao Time de Suporte da Portabilis, pois assim, podemos analisar e prevenir esses impactos.


Sincronizar


O botão Sincronizar presente na tela de Calendário letivo exibe uma mensagem informando o funcionamento do novo sistema de sincronização, e redirecionando para a tela API de integração.


A sincronização deve ser feita sempre que for realizado alguma alteração no Calendário Letivo da escola ou das turmas no i-Educar. É través da sincronização que o i-Diário é atualizado.


Para realizar a sincronização, basta clicar em Ok e no botão Sincronizar que será apresentado.