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Após repetidas dúvidas e dificuldades relatadas ao utilizar a tela de Bloqueio de lançamentos de faltas e notas por etapa, optamos pela revisão desse recurso do i-Educar. Analisamos as sugestões recebidas a fim de agregar funcionalidades relevantes e, além disso, aproveitamos o momento para integrar um novo conceito de divisão das áreas de cadastro e consulta desta tela.



Essa é uma tela BETA. Entenda o que é um recurso beta clicando aqui!



A seguir vamos apresentar o resultado dessa primeira etapa! ;)


Como a tela está dividida?


A tela está acessível através de Escola > Ferramentas > Parâmetros > Período de lançamento de notas e faltas por etapa. Como mencionado anteriormente, essa tela segue um novo conceito, diferente do padrão das demais. Na parte inicial, ao invés do filtro de busca, já estão disponíveis os campos para a criação de um novo cadastro:



As opções de busca e consulta estão disponíveis do meio para o final da página:



Algumas permissões são necessárias para que você possa efetuar configurações nessa tela. Caso alguma opção aqui apresentada não seja exibida para você, entre em contato com a SME do seu município para que as suas permissões de usuário sejam verificadas.


Área de cadastro/edição


Na primeira parte da tela são disponibilizados os campos para a criação de um novo cadastro e, ao editar um cadastro já realizado, os campos exibidos serão os mesmos. A seguir vamos detalhar cada um desses campos:


  • No campo Ano deve-se informar o ano letivo para o qual o período será configurado. Tanto Ano como Instituição são campos obrigatórios:


Novidade! Com a revisão do recurso, o campo Escola passou a permitir múltiplas seleções. Ou seja, agora você pode selecionar mais de uma escola, caso desejar:



  • Os campos seguintes são Tipo de etapa e Etapa. Neles serão listadas as opções de acordo com as configurações feitas em Escola > Cadastros > Tipos > Tipos de etapas, de acordo com a Instituição selecionada anteriormente:



  • A última parte do cadastro está relacionada a Data inicial e Final, onde devemos configurar o período que desejamos permitir lançamentos de acordo com a etapa configurada:



É obrigatório cadastrar pelo menos um período, contudo, caso for necessário, pode-se inserir mais períodos para contemplar intervalos específicos.


Para finalizar, basta clicar em Criar novo. Se for necessário refazer a configuração limpando os valores configurados, basta utilizar a opção Limpar campos para zerar as opções que configuradas nos campos do cadastro.


Área de consulta/busca


Nessa parte da tela é possível consultar os cadastros realizados com o auxílio de alguns filtros:



Após fazer as seleções e Filtrar, os resultados serão listados numa estrutura semelhante a da imagem abaixo:



Se você tiver permissão para exclusão dos cadastros, pode selecionar os itens após uma busca e excluí-los em lote. Por exemplo:



Além disso, também é possível acessar um cadastro para visualizar, editar ou, então, excluí-lo. Por exemplo:



Importante:


  • As configurações feitas nesse recurso impactam apenas a tela de Escola > Lançamentos > Faltas e notas;
  • Dentro dos períodos configurados o sistema irá PERMITIR a realização dos lançamentos;
  • Se algum usuário tentar efetuar algum lançamento na tela de Faltas e Notas em um dia fora do período configurado para a etapa, o sistema irá impedi-lo e exibirá a mensagem a seguir: