Após um novo usuário realizar a criação de conta, será necessária a ação de um gestor escolar ou da SME para que a conta seja efetivamente ativada no i-Diário. Este procedimento foi pensado e desenvolvido para manter o controle de quais usuários tem acesso ao sistema de cada município.


Todos os usuários que se registram são exibidos acessando o menu Configurações > Usuários situado nos menus à esquerda:



Nesta tela, é possível gerenciar todos os usuários já liberados e pendentes no i-Diário:



É possível filtrar por Nome, E-mail, Nome de usuário e Status. Estes campos permitem uma busca assertiva pelos usuários.


O campo Status possui as opções Ativo (usuário já liberado para acesso) e Pendente (usuário ainda precisa de liberação para acessar).


A busca destes filtros é automática, portanto, após inserir a informação para a busca, basta aguardar um momento e a lista será atualizada automaticamente!


Após identificar o usuário desejado através dos filtros, clique no botão Editar situado a direita:



Será apresentada a tela de dados cadastrais do usuário selecionado:



1 - Nome, Sobrenome, E-mail, Nome de usuário, CPF e Celular:


São campos destinados à dados cadastrais. Nome, Sobrenome, E-mail e CPF são preenchidos no momento de criação de conta, enquanto Nome de usuário e Celular podem ser preenchidos posteriormente se desejar, durante a liberação!


2 - Aluno e Professor:


Estes campos permitem realizar o vinculo da conta criada no i-Diário com as matriculas do aluno ou as turmas que o professor leciona, portanto, estes campos devem ser preenchidos de acordo com o tipo de usuário!


3 - Campo Status e Data de Expiração:


Este campo permite liberar (ativo) ou bloquear (pendente) o acesso de uma conta ao i-Diário do município. Para realizar a liberação, mantenha o Status como Ativo!


Caso deseje colocar um prazo de acesso para o usuário, basta inserir a data desejada no campo Data de Expiração.


4 - Campo Senha:


Através deste campo é possível realizar a alteração de senha dos usuários. Basta inserir a nova senha neste campo e salvar o cadastro novamente.


5 - Campos Permissão e Unidade:


A permissão estará preenchida com o que o usuário selecionou no momento da criação, no entanto, a mesma deve ser revisada para se certificar de que o cadastro está com a função correta.


Seguem alguns exemplos de permissão que podem ser dadas aos usuários:



Os tipos de permissão cadastrados podem variar dependendo das necessidades do seu município.


Dependendo da permissão selecionada, será habilitado o campo unidade:



Através do campo unidade é possível definir em que escola o usuário estará atuando, normalmente utilizado por professores.



Confira na prática a liberação de um usuário de permissão aluno:



Ainda não criou a sua conta? Saiba como criar clicando aqui!