O cadastro de Famílias permite o acompanhamento e registro completo dos dados familiares.


Através desse cadastro é possível gerenciar os membros da composição familiar que são atendidos pelos serviços socioassistenciais, podendo identificar o papel de cada membro na família. Além das áreas cadastrais, outras informações são coletadas por meio dos atendimentos e exibidas automaticamente no cadastro das famílias, tais como: históricos de convivência intrafamiliar, violência e violação dos direitos, medidas socioeducativa, acolhimento institucional, etc.


No cadastro de Família, é possível informar as vulnerabilidades da família, dentre outra informações, que são de suma importância para a contabilização das informações no RMA.


Como realizar o cadastro de uma nova família?


Bem simples! Segue abaixo um passo a passo:


1° Passo:


Acesse: Início > Famílias:




2° Passo:


Clique no botão " + Novo ":





3° Passo:


Na tela de criação de família, existem algumas abas para preenchimento. Quanto mais informações você registrar, mais completo o cadastro ficará.


Assim como na criação de pessoas, você não precisa preencher todos os campos no momento do cadastro, em outras oportunidades é possível editar esse cadastro e alterar ou adicionar novas informações.


Segue abaixo alguns exemplos de campos existentes em cada aba:



Família 


Nesta aba, você organiza a composição familiar, identificando o papel de cada membro e também informações adicionais como:


  • Composição familiar;
  • Informações de renda;
  • Especificidades sociais, étnicas ou culturais da família;
  • Despesas mensais da família;
  • Unidades de atendimento;
  • Condições habitacionais da família.


Identificação


Nesta aba, você pode registrar informações sobre o acompanhamento da família, suas vulnerabilidades e potencialidades e o endereço da família.



Condicionalidades 


Caso a família participe do programa Bolsa Família, nesta aba, você pode registrar possíveis descumprimentos de um ou mais membros da família, sobre das condicionalidades desse programa.



Programas 


Aqui você informa os Programas Sociais que a família ou algum membro participa, como: Renda Básica Emergencial, Bolsa Família, entre outros.



Convivências 


Nesta aba, você inclui informações sobre a relação da convivência intrafamiliar.




Históricos 


Nesta aba, logo após você efetuar o atendimento para a família em questão, irá constar todo o histórico de informações que você cadastrou no atendimento, como:


  • Histórico de situações de violência e violações de direitos vivenciadas pela família;
  • Histórico de acolhimento institucional ou familiar;
  • Histórico de vulnerabilidade educacional;
  • Histórico de movimentação escolar.




Saúde


Aqui você inclui informações relacionadas ao estado de saúde dos membros familiares, se apresentam problemas de saúde, presença de gestante, entre outros.



Confira na prática a criação de uma nova família no Portabilis SAS: