O processo de encerramento e início de ano letivo, é feito somente uma vez ao ano e, por conta disso, é comum ter dúvidas em como efetuar esses processos.


Esse artigo, vai te ajudar a encerrar o ano letivo atual e iniciar o próximo ano letivo! Vamos lá?


Como encerrar o Ano letivo atual?


Para encerrar o ano letivo vigente, acesse o cadastro da sua escola no i-Educar: Escola > Cadastros > Escolas. Desça a página até o fim, para visualizar todos os anos letivos da escola.


Se todos os alunos que cursaram o ano letivo, já estiverem com a Situação Final definida (Aprovado, Aprovado pelo Conselho, Reprovado, Reprovado por Faltas, Transferido, Abandono...), então será apresentado o botão: [Finalizar ano letivo], exatamente como mostra a imagem abaixo. 



Clique no botão: [Finalizar ano letivo] e na janela que será aberta, clique no botão:  OK :



Pronto! Ano letivo encerrado com sucesso!



Confira na prática como encerrar um Ano letivo:



O botão: [Finalizar ano letivo] não está sendo apresentado. O que devo fazer?


Se o botão não estiver sendo apresentado, é porque ainda existe um ou mais alunos com a situação: Cursando.


Existem várias maneiras de conferir quem são esses alunos:


  • Emita o Relatório de alunos por turma (Escola > Relatórios > Matrículas) e filtre pela situação Cursando; OU
  • Acesse o Cadastro de Alunos (Escola > Cadastros > Alunos) e filtre pelo Ano letivo desejado e a pela situação Cursando.


Ao identificar o(s) aluno(s), você deve:


Identificar quais disciplinas/componentes curriculares estão sem notas e/ou faltas e orientar o professor a lançar no i-Diário e enviar para o i-Educar, ou lançar diretamente em Faltas e Notas, caso o seu município não use o i-Diário. Um relatório que pode ajudar você a conferir todos os lançamentos de cada aluno é o Relatório de conferência e notas e faltas (Escola > Relatórios > Lançamentos).



Se mesmo após realizar os processos acima, o botão ainda não for apresentado, faça o seguinte:


  • Emita o Relatório de alunos não enturmados por escola (Escola > Relatórios > Matrículas) e filtre pela situação: Cursando. Esse relatório irá apresentar os alunos que possuem uma matrícula mas não estão nem nenhuma turma. Se você encontrar algum aluno assim, você pode:
    1. Enturmar o aluno na turma cursada e efetuar a transferência ou abandono, caso o aluno não tenha concluído o ano letivo nesta turma;
    2. Enturmar o aluno na turma cursada e efetuar os lançamentos de notas e faltas, para que o mesmo tenha a situação final definida;
    3. Cancelar a matrícula do aluno, caso o mesmo não tenha cursado na escola. Essa opção irá excluir do i-Educar a matrícula e os lançamentos, caso existam.


Após ajustar os alunos, basta encerrar o Ano letivo, como demostrado acima. 


Como iniciar o próximo Ano letivo?


Para definir e iniciar o próximo ano letivo é muito simples, basta você ter em mãos o Calendário Letivo do próximo ano, com as datas de início e término de cada etapa.


Ainda no cadastro da escola, após o encerramento do Ano letivo, você deverá clicar no botão: [Definir Ano Letivo], como mostra a imagem abaixo. 



Ao clicar neste botão, você deve selecionar o Ano desejado e após, clique em [Continuar].


Feito isso, chegou o momento de informar Calendário Letivo da sua escola.


Selecione a Etapa (Anual, Bimestral, Trimestral ou Semestral) e preencha os campos de Data Inicial e Data Final, conforme o Calendário e clique em [Salvar].



Por fim, clique no botão: [Iniciar Ano Letivo]como mostra a imagem abaixo. 



Neste momento, todas as turmas do ano anterior são copiadas automaticamente para o ano letivo iniciado.


Recomendamos que você acesse o cadastro de Turmas (Escola > Cadastros > Turmas) e edite as informações necessárias, antes de iniciar as matrículas dos alunos. Confira se as séries permanecem as mesmas, se alguma turma deixou de existir, crie novas turmas que foram abertas...


Confira na prática como definir e iniciar um novo Ano letivo: