O recurso de Atendimentos é uma das áreas mais importantes do Portabilis SAS e que mantém relacionamento com vários outros cadastros.


Compreende-se por atendimento no âmbito do SUAS, uma ação imediata de prestação ou oferta de atenção, ou seja, a participação das famílias, um, ou mais de seus membros, nas ações de acolhida, ações particularizadas, oficinas com famílias, ações comunitárias e/ou encaminhamentos.


Assim, o atendimento pode se encerrar na resolução de uma demanda específica dos indivíduos ou famílias, com ou sem retorno, ou pode dar início a um processo de acompanhamento.


Para maiores informações, confira o Manual do Prontuário do SUAS. Na página 41, é abordado sobre o Registro dos Atendimentos.



Como realizar o cadastro de um novo atendimento?


Bem simples! Segue abaixo um passo a passo:


1° Passo:


Acesse: Início > Atendimentos:



2° Passo:


Clique no botão " + Novo ":



3° Passo:


Na tela de atendimento existem quatro abas (Atendimento, Equipe, Envolvidos e Anexos), que permitem o registro das informações sobre o atendimento que está sendo realizado de forma completa e organizada.


É possível salvar o atendimento com o mínimo de informações. Depois, você pode retornar ao atendimento e editar, alterar ou adicionar novas informações.


Segue abaixo exemplos de campos existentes em cada aba:



Atendimento


São campos relacionados ao atendimento que está sendo realizado e a pessoa que está sendo atendida:


  • Pessoa(s) atendida(s);
  • Tipo do atendimento;
  • Data do atendimento;
  • Forma de ingresso;
  • Descrição sobre o atendimento (breve e/ou detalhada);
    • Descrição breve: Anotação visível para todos os usuários com acesso aos atendimentos;
    • Descrição detalhada: Anotação com definição de permissões, você define as pessoas que terão permissão para visualizar a descrição;
  • Ações.



Equipe


Nesta aba você deve incluir o nome do responsável técnico que está prestando o atendimento:



Envolvidos


Nesta aba, você pode registrar uma pessoa envolvida no atendimento.


Por exemplo: A pessoa atendida está sendo acompanhada por um amigo ou vizinho, ou seja, por uma pessoa que não é um membro familiar.



Anexos


Nessa aba você poderá incluir anexos como documentos e fotos, desde que siga os critérios abaixo:



Somente imagens nos formatos jpeg, jpg, png, gif, pdf, odt, doc, docx, xls, xlsx, ppt e pptx. Tamanho máximo por arquivo: 2MB.




Confira na prática a criação de um novo atendimento no Portabilis SAS: