O i-Educar permite o cadastro e configurações das Turmas de forma dinâmica e personalizada.


Quando um ano letivo é encerrado e iniciado um novo ano letivo, o i-Educar faz uma cópia fiel de todas as turmas do ano anterior para o ano atual, para facilitar o trabalho de vocês gestores escolares! ;)


Por exemplo, se em 2020 foram criadas duas turmas de 1° ano (Turma A e Turma B), o cadastro dessas duas turmas será copiado para 2021, exatamente com as mesmas informações.

Ao conferir e editar as informações de uma turma, atente-se ao filtro Ano Letivo, para não alterar informações de turmas de anos anteriores!



Como criar novas Turmas:


Acesse: Escola > Cadastros > Turmas > Clique no botão: [Novo]


Você chagará nessa tela:



Os campos que possuem um asterisco em vermelho (*), são obrigatórios! Se o seu município exporta os dados do i-Educar para o Educacenso, outros campos se tornarão obrigatórios. 



Você deve ir preenchendo os campos, conforme as informações da turma que você está criando.

Segue algumas dicas e orientações:


  • Se você não encontrar o Curso ou a Série desejada para a turma que está criando, não continue o cadastro! Entre em contato com o(a) âncora do seu município para ajustar isso antes de prosseguir;


  • O campo Professor/Regente não é tem vínculo com o i-Diário, ele é apenas um campo informativo e não é obrigatório;


  • Prefira inserir nomes de turmas que facilitem a identificação das mesmas e que tenham um padrão. Por exemplo: Berçário I - A, Berçário ll - B, 1º Ano A, 1º Ano B...


  • O campo Máximo de Alunos tem o objetivo de determinar a quantidade máxima de alunos que serão enturmados na turma;


  • O campo Modelo relatório boletim, determina o modelo de Boletim Escolar que será utilizado na turma. Neste campo você pode selecionar a mesma opção que outras turmas da mesma séries possuem ou perguntar ao âncora do seu município, qual modelo o município utiliza;


  • O campo Modelo relatório boletim diferenciado, determina o modelo de Boletim Escolar que será utilizado para os alunos que possuem alguma deficiência e são avaliados com uma regra diferenciada. Neste campo você pode selecionar a mesma opção que outras turmas da mesma séries possuem ou perguntar ao âncora do seu município, qual modelo o município utiliza;


  • Aba Dados adicionais, permite adicionar informações complementares sobre a turma;



  • A seção Componentes curriculares definidos em séries da escola, na maioria das vezes, não deve ser preenchida! Entenda como saber se você deve selecionar os componentes listados ou não:


1° Cenário: A turma não trabalha com algum componente específico, que se encontra na grade curricular da série. Se este for o cenário da turma, selecione todos os componentes trabalhados com exceção do componente específico que não se aplica a esta turma.


Exemplo: A turma 1° Ano C não trabalha com o componente Educação Física, então você deve selecionar todos os demais componentes menos Educação Física.



2° Cenário: A turma trabalha com todos os componentes da grade curricular da série. Se este for o cenário da turma, não selecione nenhum componente.


Exemplo: A turma 1° Ano B trabalha com todos os componentes da grade curricular da série, sendo eles: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Matemática e Ciências. Deixe o cadastro desta forma.



  • A seção Etapas da turma, é apresentada apenas em alguns casos! Entenda quando você deve ou não alterar algo nesta seção:


1° Cenário: Se ao realizar o cadastro da turma for apresentada a seção Etapas da turma, você deverá conferir se o Tipo de etapa e as Datas da etapa estão de acordo com o Calendário Letivo Escolar. Caso não esteja de acordo, selecione a Etapa correspondente e insira as Datas de início e término, respeitando o Calendário Letivo Escolar. 



2° Cenário: Se ao realizar o cadastro da turma a seção Etapas da turma não for apresentada, significa que as etapas da turma devem seguir as mesmas da escola.


Importante: Caso a turma necessite de alteração na etapa, entre em contato com o(a) âncora do seu município para ajustar isso antes de prosseguir.


Por fim, para finalizar o cadastro da turma basta clicar no botão [Salvar]! \o/ 


Confira na prática como criar uma nova Turma com componentes e etapa específica:



Confira na prática como criar uma nova Turma com componentes da série e etapa da escola:



Como editar Turmas:


Para editar os dados de uma turma, selecione a turma no ano desejado, clique em Editar, realize as alterações e clique em Salvar.



Como excluir Turmas:


Para excluir uma turma, selecione a turma no ano desejado, clique em Editar, em seguida no botão Excluir e Ok.



Para realizar a exclusão, é necessário que nenhum aluno esteja enturmado na turma. Caso exista alunos enturmados, o i-Educar não permitirá a exclusão.