O recurso de Rematrícula Automática foi desenvolvido para agilizar e facilitar o processo de rematrícula dos alunos que já possuem as suas situações finais definidas no ano letivo anterior.


Após realizar o processo de rematrícula, você poderá usar o recurso de Enturmação em Lote. Saiba como, clicando aqui!



Como realizar a Rematrícula Automática dos alunos:


Acesse: Escola > Movimentações > Rematrícula automática
Para fazer uso desta ferramenta, certifique-se de que os alunos possuem suas situações finais definidas e o ano letivo anterior da unidade escolar foi devidamente encerrado! Para saber como encerrar um ano letivo, clique aqui!


Os seguintes campos serão usados para realizar a rematrícula dos alunos:


Campos: 


  • Instituição, Escola, Curso e Série: Deverão ser preenchidos com os dados de destino da matricula do aluno:



  • Turma do ano anterior: Selecione a turma em que os alunos cursaram no ano anterior:



  • Ano Destino: Selecione o ano letivo atual, para o qual as matriculas serão realizadas:




  • Data da Matricula: Insira a data de matrícula em que os alunos serão registrados. Sugerimos que seja o primeiro dia do ano letivo, conforme o Calendário Escolar da sua unidade:



O recurso irá respeitar a situação final do aluno no ano anterior, portanto, alunos aprovados progredirão para a próxima série, enquanto os alunos reprovados serão matriculados na mesma série do ano anterior!



Confira na prática como rematricular os alunos de um ano para outro:



Não consegui realizar a rematrícula automática dos alunos, e agora?


No meio do processo, você poderá se deparar com alguma das mensagens abaixo. Caso isso aconteça, siga as instruções que vamos lhe passar:



  • Esta mensagem indica que a rematrícula foi realizada com sucesso! Se você clicar no link, conseguirá visualizar todos os alunos que acabaram de ser rematriculados. O próximo passo é fazer as enturmações em lote.



  • Esta mensagem informa que a data de matrícula informada não está dentro do Calendário Letivo da escola. Você deverá inserir uma data que seja do primeiro dia letivo em diante!



  • Esta mensagem informa que a rematrícula da série/turma que você está selecionando, já foi realizada! O próximo passo é fazer as enturmações em lote, caso ainda não tenha sido feito.



  • Esta mensagem indica que o i-Educar está com as configurações de sequência de enturmação incompletas. Se você for gestor(a) escolar, informe o(a) âncora do seu município para que ele(a) entre em contato conosco e nos passe as informações para concluirmos as devidas configurações.



  • Esta mensagem indica que sua unidade escolar não possui a série destino para os alunos que estão sendo rematriculados. Se isso for uma falha de configuração, entre em contato conosco para que possamos ajudar! Caso a sua unidade realmente não atenda a série destino dos alunos, as unidades que admitirem esses alunos, deverão matricular os mesmos de forma manual, diretamente pelo cadastro de cada aluno.



  • Esta mensagem indica que ainda existem alunos com a situação cursando na série/turma que você selecionou. Ajuste a situação destes alunos, para conseguir fazer a rematrícula automática!



  • Esta mensagem indica que o seu município exige que todos os alunos tenham o INEP informado, para que a rematrícula seja realizada. Essa exigência não é feita pelo i-Educar e sim pela gestão do seu município! Sendo assim, confira os alunos que não possuem o INEP, informe o INEP em seus respectivos cadastros e, após isso, tente fazer as rematriculas novamente.