Novo recurso: Busca Ativa


i-Educar


No cadastro de Aluno em Visualizar matrícula, foi implementado um novo botão chamado: [Busca ativa], que permite as escolas registrarem os(as) alunos(as) em situação de busca ativa na rede de ensino.




Ao clicar no botão: [Novo], será possível registrar a busca ativa informando os seguintes campos:




Quando o aluno retornar à escola, o campo: Data de retorno/abandono deverá ser preenchido. Após preenchê-lo, um novo campo chamado: Resultado da BA será apresentado com as seguintes opções:




i-Diário


No i-Diário, caso seja lançado uma Busca Ativa para um(a) aluno(a) conforme as instruções acima no i-Educar, o(a) aluno(a) será apresentado como bloqueado para lançamentos de avaliações ou frequências na turma.


- Nas telas de lançamento de avaliações e frequências, os alunos com BA lançada serão apresentados de forma semelhante aos alunos com dispensa de componente curricular, mostrando o(a) aluno(a) com a descrição ***** destacado na cor verde e a legenda será: ***** Alunos em busca ativa.




No final da página:




Nos relatórios, será apresentado a descrição ao final do documento: B - Busca ativa e os dias de frequência ou avaliação do(a) aluno(a) preenchidos com B.




Importante:

- Sempre que for registrado uma Busca Ativa no i-Educar, deve ser feito a sincronização completa no i-Diário através da API de Integração;

- O(a) aluno(a) será considerado em Busca Ativa no i-Diário, enquanto o campo: Data de retorno/abandono estiver em branco no i-Educar;

- Quando o campo: Data de retorno/abandono for preenchido no i-Educar, será possível iniciar os lançamentos no i-Diário para o(a) aluno(a). Por exemplo: O aluno João esteve em Busca Ativa de 01/04/2021 à 15/06/2021, será possível fazer os lançamentos de avaliações e frequências para o aluno a partir do dia 16/05/2021.



Adicionado opção: 'Outra' do campo: Deficiência educacenso para permitir o cadastro correto dos transtornos funcionais


De acordo com as regras do Censo Escolar, todas as pessoas com transtornos funcionais específicos, tais como déficit de atenção, hiperatividade, discalculia, disgrafia, dislexia, e dificuldade de aprendizagem, não devem ser declaradas como pessoas com deficiência.


Agora, no cadastro de "Tipos de Deficiência (Pessoas > Cadastros > Tipos), é possível selecionar a opção: Outras para esses casos específicos. 



Importante: O(a) aluno(a) que tiver em seu cadastro um tipo de deficiência que foi cadastrado com a opção: Outras, não será informado no Censo Escolar como um aluno com deficiência. 



Adicionado totalizadores de alunos nas modalidades de ensino no Relatório de alunos por turma


Neste artigo aqui, nós divulgamos uma melhoria realizada no mês de Abril, que permite o cadastramento e a identificação da modalidade de ensino de cada aluno.


Agora, ao emitir o Relatório de alunos por turma (Escola > Relatórios > Matrículas), marcando a opção: 'Exibir modalidade de ensino dos alunos?', no final do relatório será apresentado um totalizador dos alunos em cada modalidade de ensino.

Confira:




E aí, gostou? Fique ligado(a) que todo mês divulgamos por aqui muitas atualizações e novidades quentinhas para você! ;)