O cadastro de tipos de atendimentos tem como objetivo especificar qual o tipo do atendimento que está sendo registrado no Portabilis SAS. Estes tipos de atendimento recebem uma descrição e podem ser relacionados com um ou mais serviços socioassistenciais, bem como vinculados às medidas socioeducativas.


Para que os atendimentos possam ser realizados com sucesso, é necessário que os tipos de atendimentos sejam cadastrados previamente. 


Como realizar o cadastro de um novo tipo de atendimento?


Bem simples! Segue abaixo um passo a passo:


1° Passo:


Acesse: Secretaria > Cadastros > Tipos > Atendimento > Tipos de atendimentos:



Obs.: Assim que você entrar na tela de criação de tipos de atendimentos, você terá logo abaixo a listagem de todos os tipos de atendimentos já criados em seu município.


2º Passo:


Clique no botão " + Novo ":



3° Passo:


Na tela de criação de um novo tipo de atendimento, os campos que possuem um asterisco (*) devem obrigatoriamente serem preenchidos.


  • Código: Campo que sinaliza o código do novo tipo do atendimento (o preenchimento deste campo é automático, não é necessário a edição);
  • Tipo: Nome do novo tipo de atendimento. Por exemplo: Inclusão em acompanhamento PAIF;
  • Descrição: Descrição breve sobre o novo tipo de atendimento;
  • Serviços socioassistenciais: Selecione neste campo um serviço socioassistencial no qual o serviço está vinculado (PAIF, PAEFI, etc.);


Importante: Para que os atendimentos do tipo cadastrado sejam contabilizados no RMA, o campo: Serviços Socioassistenciais deve ser preenchido.

PAIF: Para que seja contabilizado no campo: C.1 do RMA do CRAS
PAEFI: Para que seja contabilizado no campo: M.1 do RMA do CREAS



  • Situações: Selecione neste campo a(s) situação(ões) de vulnerabilidade do novo tipo de atendimento. Por exemplo: Abuso sexual, situação de rua, etc;
  • Medidas socioeducativas:  Em caso de atendimentos com medidas socioeducativas, selecionar neste campo o tipo de medida a que se refere o atendimento;
  • Cor: Selecione uma cor como referência.



Obs.: Para que este tipo de atendimento seja incluso automaticamente nos serviços e na visita domiciliar, as opções abaixo devem ser selecionadas.




  • Inclusão em acompanhamento no serviço: Selecionando esta opção, o atendimento será automaticamente incluído como "em acompanhamento" no serviço socioassistencial vinculado no campo: Serviços socioassistencias. Com isso, ele será contabilizado nos campos: A1, A2 e C1 do RMA. Caso a opção não seja selecionada, o atendimento será gerado sem a inclusão do usuário no serviço. Porém contabilizará da mesma forma no RMA, como "Atendimento particularizado".


Lembre-se: Sempre que a opção: Inclusão em acompanhamento no serviço for selecionada, todos os atendimentos categorizados com este tipo, serão incluídos como "em acompanhamento" no serviço assistencial ao qual ele está vinculado, marcando a data do atendimento como data de início do acompanhamento.



  • Visita domiciliar: Este campo deve ser selecionado, sempre que o tipo de atendimento estiver relacionado a uma visita domiciliar.


4° Passo:


Após a inclusão de todas as informações, clique no botão " Salvar tipos de atendimento ".


Pronto! Tipo de atendimento criado com sucesso. \o/


Confira na prática a criação de um novo tipo de atendimento no Portabilis SAS:



Quer saber como cadastrar outros Tipos? Clique aqui!