O recurso de Ensino Híbrido, foi desenvolvido por consequência da Pandemia causada pela COVID-19, a qual mobilizou o mundo todo, paralisando inclusive o funcionamento de escolas.


Por algum tempo, os alunos ficaram sem nenhum tipo de aula. No entanto, no decorrer dos meses os municípios foram se adequando e passaram a adotar aulas remotas ou semi-presenciais, onde os alunos puderam continuar o seu processo de aprendizagem, mesmo com todos os desafios.


Pensando em ajudar as escolas e os professores no controle da participação dos alunos nas aulas, criamos um recurso que permite ao professor informar qual a modalidade de ensino do aluno dentro do Diário de Frequência.


Caso tenha interesse em entender mais como funciona este recurso, continue lendo este artigo. 


Importante: Para que o seu município tenha acesso ao recurso que vamos explicar abaixo, é necessário que a SME do município entre em contato com o nosso Time de Suporte e solicite a liberação!



Vamos lá!


Ao acessar o Diário de Frequência (Frequência > Diário de Frequência), você professor irá selecionar o dia desejado e a aula, como já está habituado a fazer.


Importante: O campo de aula é apresentado apenas professores de áreas específicas, que trabalham com componentes curriculares/disciplinas específicas.




Ao clicar em carregar, todos os alunos da turma serão apresentados e uma nova coluna será exibida, chamada: "Modalidade de ensino".



Essa coluna poderá apresentar até 3 opões de modalidade de ensino, cada município define com quais opções quer trabalhar. Logo abaixo vamos explicar o objetivo de cada uma delas.


  • Presencial - Funcionamento padrão, permite o lançamento e envio de faltas
  • Remoto - Não permite lançar faltas. Apresenta o símbolo R e a legenda: R - Modalidade remota no Registro de frequência
  • Semipresencial - Não permite lançar faltas. Apresenta o símbolo e a legenda S - Modalidade semipresencial no Registro de frequência

O lançamento de faltas está condicionado unicamente à modalidade Presencial. Ao selecionar as modalidades Remoto ou Semipresencial a opção onde é feito o lançamento das fatas ficará inativa (em cinza), impossibilitando o registro de faltas.


Sendo assim, o Registro de frequência (Relatórios > Registro de frequência), será apresentado da seguinte forma.


  • Em caso de presença, será apresentado um ponto [.]
  • Em caso de falta, será apresentado um [F]
  • Em caso de presença na modalidade Remoto, será apresentado [R]
  • Em caso de presença na modalidade Semipresencial, será apresentado [S]




Informações importantes:


- Quando este recurso é liberado para um município, todos os lançamentos retroativos ganham automaticamente a modalidade presencial. Se o professor quiser ajustar essa informação retroativamente, é possível, fica à critério de cada um.


- Conforme explicado acima, o campo de aula é apresentado apenas para professores de áreas específicas. Sendo assim, é possível lançar a mesma modalidade de ensino para todas as aulas selecionadas, exceto no caso de lançamento individual. Por exemplo:


Se o professor lançar a modalidade remota para o dia 15/06 nas aulas 1 e 3, será a mesma modalidade para ambas as aulas, mas se posteriormente o professor abrir somente a aula 1 do dia 15/06, será possível mudar a modalidade somente para essa aula.


- A modalidade de ensino é "guardada" para o próximo lançamento. Por exemplo:


Caso o professor lance para o dia 07/06 a modalidade remoto para o aluno X, ao abrir o próximo já será apresentada a modalidade remoto para este aluno, podendo ser modificada ou não.


- Se já existir falta lançada e a modalidade for alterada para Remoto ou Semipresencial, a falta será removida.


- O envio para o i-Educar permanece inalterável, encaminhando faltas somente no tipo de modalidade Presencial.


- Ao desativar este recuro, quando necessário, o Diário de frequência retornará ao funcionamento padrão. O Registro de frequência continuará exibindo os lançamentos e as modalidades registradas anteriormente.


- O Aplicativo de celular não foi adaptado, portanto pelo Aplicativo não é possível definir o tipo de modalidade, todas serão presenciais. Este recurso funciona apenas no i-Diário quando acessado pelo navegador do seu computador ou do seu celular.