Neste artigo, abordaremos o funcionamento do recurso de Modalidade de ensino no i-Educar.


Com a pandemia, se tornou necessário para as escolas identificar qual a modalidade de ensino de cada aluno. Por isso, criamos um recurso que permite registrar a modalidade dos alunos e conferir essas informações através de relatório ou exportando em CSV.


Vamos lá!


Como registrar a modalidade de ensino dos alunos?


Para a inserção do tipo de modalidade a qual o aluno está exercendo, um novo campo foi adicionado no Cadastro de Alunos.


Para realizar essa inserção, acesse: Escola > Cadastros > Alunos > Abra o cadastro desejado Clique em Visualizar na matrícula do ano letivo atual Cliquei no botão [Modalidade de ensino].


Nesta tela, você pode selecionar uma das modalidades: Presencial, Semipresencial, EAD ou Off-line.



Recurso: Modalidade de Ensino localizado na visualização da matrícula dos aluno



Selecione a modalidade de acordo com a sua proposta:


  • Presencial: O(a) aluno(a) está participando das aulas presencialmente;

  • Semipresencial: O(a) aluno(a) está participando em modo híbrido, algumas aulas presenciais e outras à distancia.

  • EAD: O(a) aluno(a) está participando em modo online, com aulas à distancia.

  • Off-line: O(a) aluno(a) está em ensino à distancia, realizando as atividades por materiais impressos.


Não esqueça de clicar no botão: [Salvar], para salvar qualquer alteração realizada. O botão: [Voltar], permite que você retorne à tela anterior sem salvar nenhuma alteração.


Observação: Quando um aluno já possuir uma modalidade de ensino definida, ao ser realizado transferências, reclassificações ou novas matrículas, irá se manter a informação da modalidade de ensino para a nova matrícula.



Como conferir a modalidade de ensino dos alunos?


Relatório de alunos por turma:


A modalidade de ensino dos alunos pode ser conferida através do Relatório de alunos por turma.


Para acessar o relatório, basta ir em: Escola > Relatórios > Matrículas > Relatório de alunos por turma. Nesta tela é apresentada a opção: [Exibir modalidade de ensino dos alunos?], que conforme for selecionada, o relatório apresentará uma coluna constando a modalidade de ensino a qual o aluno está cursando. 


Campo: Exibir modalidade de ensino dos alunos na tela de emissão do Relatório de alunos por turma


Relatório de alunos por turma apresentando a coluna: Modalidade dos alunos


Observação: Quando selecionado o campo: [Modelo PROERD?], o relatório não apresentará a coluna de modalidade de ensino, sendo assim, não é possível marcar os campos: [Modelo PROERD?] e [Exibir modalidade de ensino dos alunos?] ao mesmo tempo, como mostra o gif abaixo.



Campos: Modelo PROERD e Exibir modalidade de ensino dos alunos não podem ser selecionados ao mesmo tempo



Exportador de dados:


Outra opção para conferir a modalidade de ensino de alunos é através Exportador de Dados.


Para acessar o exportador, basta ir em: Configurações > Ferramentas > Exportação de dados > Nova exportação: > No campo: Exportar dados de: selecione a opção: Alunos > Faça os filtros desejados . Na coluna: Informações selecione o item: Modalidade de ensino cursada, conforme mostra o gif abaixo:


Exportação da Modalidade de ensino dos alunos



Logo após isso, aguarde alguns minutos e aparecerá o link: [Fazer download] na tela. Quando clicado neste link, o download dos dados será realizado automaticamente.


Se você quiser saber mais sobre o recurso de Exportação de Dados, confira este artigo!