No final de cada ano letivo, assim que todas as médias finais e a situação dos alunos estiverem definidas, é necessário realizar o processamento dos Históricos escolares dos alunos.


Neste processo, as escolas preenchem algumas informações e o i-Educar gera automaticamente os Históricos Escolares de todos os alunos.


O recurso fica localizado em: Escola > Processos > Históricos escolares



O processamento dos históricos pode ser realizado de forma individual (por aluno/matrícula) ou em lote (de toda a série ou turma).


Além disso, o processamento pode ser realizado a qualquer momento, após o término do ano letivo. Ou seja, se o ano letivo já se encerrou e você iniciou um ano letivo no i-Educar sem ter processado os históricos do ano anterior, não tem problema, como falamos acima, o processamento pode ser realizado em qualquer momento.


Ao acessar o menu, a tela inicial permite filtrar os alunos para o processamento do histórico, conforme desejado. 


Confira os filtros: 



Ainda no filtro do recurso, existe duas opções adicionais para casos específicos, sendo elas: 


  • Processar somente históricos de dependências: Se essa opção for marcada, o i-Educar irá trazer somente alunos que possuem alguma matrícula de dependência.


  • Usar soma das cargas horárias dos componentes como carga horária total?: Se esta opção for marcada, o campo: Carga Horária dos históricos apresentará a soma da carga-horária de todos os componentes da Série da escola ou da Turma. Lembrando que, quando esta opção não é marcada, o campo: Carga Horária dos históricos apresenta o valor da carga-horária do cadastro de Série.

 


Importante: É recomendado sempre conferir o ano letivo informado no filtro, para garantir que o processamento será realizado para o ano letivo desejado.

 


Após selecionar os filtros conforme desejado, a tela para o processamento dos históricos será exibida. 


Os campos obrigatórios para realizar o processamento dos históricos escolares são: 




Obs.: Todos os campos obrigatórios possuem um asterisco (*).



  • Quantidade de dias letivos: Deve ser informado a quantidade de dias letivos cursada pelo(a) aluno(a). Geralmente este campo é preenchido com o valor 200, de 200 dias letivos. 


  • Grade curso: Deve ser selecionado o tipo de grade do curso, podendo ser Série (grade de 8 anos), Ano (grade de 9 anos) ou EJA (Educação Jovens e Adultos). 


  • Frequência / Situação / Disciplinas / Notas / Faltas: Estes campos se referem aos dados das matrículas  dos alunos no ano em que o processamento está sendo realizado, e podem ser preenchidos com uma das opções abaixo:


          > Usar do boletim: Essa opção buscará os dados já lançados e calculados pelo i-Educar, durante o ano que está sendo processado o histórico. Por exemplo: Se você selecionar a opção: Usar do boletim no campo: Notas, o i-Educar buscará todas as médias finais dos alunos e apresentará automaticamente no histórico.


         > Informar manualmente: Essa opção permite informar manualmente cada média, falta, resultado... Neste caso, essas informações não são buscadas do i-Educar, como funciona com a opção acima.


Os demais campos são opcionais, sendo eles: 




  • Área de conhecimentoPermite selecionar as áreas de conhecimentos/campos de experiência que englobam as disciplinas/componentes da série e/ou turma que foram selecionadas para processamento, gerando o histórico comente com essas áreas. 


  • Registro (arquivo) / Livro / Folha: Estes campos possibilitam mapear os históricos quando eles são armazenados no livro de registros da escola.


  • Observação: Permite adicionar observações, mensagens ou portarias nos históricos que estão sendo processados.


  • Extra curricular: Caso esta opção seja marcada, será criado no cadastro dos(as) alunos(as) um histórico escolar extra-curricular, ou seja, não será considerado para fins de histórico de notas. Por exemplo: Histórico Escolar de matrícula de atividade complementar.


  • Fechar média por área de conhecimento: Caso esta opção seja marcada, será gerado os históricos com as áreas de conhecimento da série/turma, e não com as disciplinas/componentes curriculares. 


  • Processar média geral dos alunos: Caso esta opção seja marcada, e a regra de avaliação do seu município trabalhe com nota geral por etapa, as disciplinas/componentes curriculares dos históricos serão transformadas em um traço (-). No lugar, será gerado e apresentado uma média geral com as notas de todas as disciplinas/componentes curriculares da série/turma.



Ao final da tela de processamento, todos os alunos filtrados são apresentados em uma listagem. É possível selecionar todos os alunos ou alunos específicos para o processamento, e acompanhar o status de cada histórico na coluna: Situação


Após selecionar todos os alunos desejados, basta clicar no botão: Processar, para realizar o(s) processamento(s). 


  • Botão Selecionar todos: Permite que todos os alunos da listagem sejam selecionados de uma única vez.


  • Botão Processar: Permite que o processamento seja iniciado e finalizado, para todos os alunos selecionados.


  • Botão Excluir: Permite excluir históricos já processados.




Confira na prática como processar os Históricos Escolares:



Confira um Histórico Escolar emitido no ano letivo de 2021, antes de ser realizado o processamento:




Confira o mesmo Histórico Escolar emitido no ano letivo de 2021, após ser realizado o processamento:




Importante: Todo histórico escolar processado, gera um registro no cadastro dos alunos (Escola > Cadastros > Alunos > Final da página: Botão [Atualizar histórico]). Todo histórico pode ser acessado e editado, se necessário.