O módulo Calendário Letivo foi atualizado e agora possui uma ferramenta dentro dele chamada: Eventos em Lote, que permite lançamentos de eventos em lote para unidades escolares de um mesmo município.

 

Através dessa ferramenta, a gestão do município pode registrar o mesmo evento para todas as escolas da rede de forma automatizada.


Na tela de Calendário letivo, foi incluso o botão [Eventos em lote], substituindo o botão anterior [Sincronizar].



Este botão é apresentado apenas para usuários com o nível de permissão Administrador, portanto não será possível que a gestão das escolas faça uso deste recurso. Para isso, será necessário o lançamento de eventos em lote pelo Administrador do seu município ou pelo nosso Time de Suporte.


Quando clicado no botão [Eventos em lote], o i-Diário redireciona o acesso para uma listagem de eventos em lote já cadastrados.



Filtros:


Na tela de listagem dos eventos em lote já cadastrados, é possível utilizar os filtros abaixo:




  • Filtrar ano: Faz o filtro de eventos cadastrados por ano letivo.


  • Filtrar data: Faz o filtro por datas de eventos letivos cadastrados. Caso a data filtrada esteja entre "Data inicial" e/ou "Data final", irá apresentar todos os eventos cadastrados que se encaixam neste período. Este campo também faz uma validação se a data informada é válida, apresentando a mensagem: "Deve ser uma data válida", se for inserido uma data inválida.


  • Filtrar descrição: Filtra os eventos existentes com base no nome dos eventos, listando todos os resultados que tiverem o texto (nome) inserido.


  • Filtrar tipo: Filtra os eventos cadastrados com base no campo: "Tipo" do cadastro de evento em lote, podendo ser as opções "Letivo - não permite lançamentos", "Letivo - permite lançamentos", "Não letivo - não permite lançamentos" e "Não letivo - permite lançamentos".


  • Filtrar status: Pertinente ao status de andamento do cadastro do evento em lote, podendo estar entre as opções: "Em andamento" (quando o i-Diário ainda esteja fazendo o cadastro dos eventos internamente), 'Finalizada" (quando o i-Diário já concluiu a criação dos eventos para todas as escolas), ou "Ocorreu um erro" (quando o i-Diário não realizou a criação dos eventos, pois algum falha).


Cadastro de um novo evento em lote:


Para criar um novo evento em lote, acesse: [+ Novo evento]



Após isso, a tela de cadastro será aberta, exibindo os seguintes campos:




  • Ano letivo (obrigatório): Ano letivo para qual está sendo lançado o evento em lote, podendo-se lançar retroativamente caso ainda haja anos letivos anteriores em aberto.


  • Data inicial (obrigatório): Data de início do evento que está sendo cadastrado, não podendo ser uma data posterior à data informada no campo "Data final".


  • Data final (obrigatório): Data de término do evento que está sendo cadastrado, não podendo ser uma data anterior à data informada no campo "Data inicial".


  • Descrição (obrigatório): Campo para informar a descrição/nome do evento em lote cadastrado.


  • Tipo (obrigatório): Define o tipo de evento do que está sendo lançado, podendo ser as opções: "Letivo - não permite lançamentos", "Letivo - permite lançamentos", "Não letivo - não permite lançamentos" e "Não letivo - permite lançamentos".


  • Turnos (obrigatório): Responsável por indicar os turnos correspondentes ao evento em lote cadastrado, podendo ser as opções "Matutino", "Vespertino", "Noturno", "Integral" e "Intermediário". Por padrão, este campo é apresentado com todas as opções já selecionadas, para remover alguma opção, basta clicar no X.


  • Legenda (obrigatório): Este campo é apresentado apenas quando o Tipo do evento for : "Letivo - não permite lançamentos" ou "Não letivo - não permite lançamentos". Esse campo é responsável por solicitar um caractere (pode ser uma letra, número ou símbolo), para indicar este evento em lote nas respectivas datas apresentadas no Registro de frequência.



  • Apresentar no Registro de frequência: Este campo é apresentado apenas quando o Tipo do evento for : "Letivo - permite lançamentos". Este campo indica se este evento em lote será ou não apresentado no Registro de Frequência. Por padrão o campo vem desmarcado, caso seja marcado, irá apresentar a descrição do evento no final do documento Registro de Frequência.



Ao finalizar o cadastro, você será redirecionada para a tela de listagem dos eventos em lote cadastrados.



Quando concluído a criação do evento para todas as escolas, ao recarregar a página, o evento apresentará a situação "Finalizada" e você receberá uma notificação informando que o cadastramento do evento foi concluído!