O recurso de alocação de servidores tem como objetivo o registro e o controle da quantidade de horas semanais, por turno, que cada servidor(a) possui contratado na(s) escola(s). 


Este recurso fica disponível em: Servidores > Cadastros > Servidores



Após acessar o módulo de Servidor, pesquise pelo(a) nome do(a) servidor(a) que deseja alocar na escola. 


Para acessar o cadastro de alocação, é necessário clicar no botão: [Alocar Servidor]. Neste botão, você consegue visualizar as alocações anteriores do(a) servidor(a) e cadastrar novas alocações.


Confira o botão de alocação a seguir:



Após clicar neste botão, a tela principal do recurso será exibida:



Nesta tela você pode:


  • Filtrar pelas alocações já registradas, tanto do ano letivo vigente quanto de anos letivos já finalizados. Fazendo o filtro desejado na seção: Filtros de busca, todas as alocações filtradas serão exibidas na seção: Alocação servidor - Listagem.


  • Você também pode registrar as alocações do(a) servidor(a) do ano letivo vigente. Para isso, o primeiro passo é clicar no botão: [Novo].





Após clicar no botão [Novo], a tela de cadastro de alocação será apresentada. Para realizar o registro, todos os campos obrigatórios (que possuem um asterisco (*) em vermelho), devem ser preenchidos. Os campos opcionais, apenas se você desejar.


Os campos obrigatórios são:


Ano: Preencha com o ano letivo da alocação.


Escola: Selecione a escola que o(a) servidor(a) está alocado(a).


Período: Selecione o turno o(a) servidor(a) está trabalha.


Importante: Caso o(a) servidor(a) trabalhe em período integral, será necessário criar uma alocação para cada turno de forma individual com a sua respectiva carga-horária. Isso quer dizer que, você deve selecionar o turno Matutino e salvar a alocação, depois você deverá fazer uma nova alocação e selecionar o turno Vespertino.



Carga-horária: Informe a quantidade de horas semanais que o(a) servidor(a) trabalha no turno selecionado. Preencha este campo da seguinte forma, por exemplo: 20:00. Se você preencher com apenas 20, o cadastro não será salvo!


Importante: Se(a) o servidor(a) trabalhar 40:00 semanais no turno Integral, você deverá fazer duas alocações de 20:00 cada, selecionando o turno Matutino e na outra alocação o turno Vespertino.



Confira os campos obrigatórios: 




Os demais campos são opcionais:


Data de admissão: Data que o(a) servidor(a) foi contratado pela escola, ou seja, a data de entrada. 


Data de saída: Data que o(a) servidor(a) encerrou seus trabalhos na escola. 


Função: Informe a do(a) servidor(a). Por exemplo: professor(a), diretor(a), secretário(a) escolar...


Vínculo: Selecione o tipo de vínculo do(a) servidor(a). Por exemplo: efetivo, contratado, estagiário... Este campo pode ser configurado pela SME, que pode adicionar novas opções para a seleção.


Hora de início: Horário de início do expediente na escola.


Hora de término: Horário de término do expediente na escola.


Hora atividade: Número de horas disponíveis em hora atividade. 


Horas excedentes: Número de horas excedentes do(a) servidor(a).


Confira os campos opcionais: 



Ainda na tela de cadastro de servidor, no cabeçalho será apresentado informações úteis para você que está fazendo a alocação:


Instituição: Apresenta o nome do município.

 

Servidor: Apresenta o nome completo do(a) servidor(a) que está sendo alocado(a). 


Carga-horária do servidor: Aqui será apresentado o número de horas que o(a) servidor(a) ainda tem disponível para a alocação (saldo). Ou seja, o número de horas que está sendo alocada, não pode ser superior à carga-horária do(a) servidor(a) informar neste campo.


Carga-horária alocada: Aqui será apresentado o número total de horas já alocadas para o(a) servidor. 


Importante: Para ajustar a carga-horária do(a) servidor(a), você deve acessar o botão: [Editar] no cadastro de servidor e alterar o campo: Carga-horária. Veja o exemplo abaixo:



Confira as informações apresentadas no cabeçalho: 



Depois de preencher os campos, clique no botão: [Salvar] e o registro da alocação será apresentado na listagem da tela anterior, conforme explicado no início deste artigo. 


O que fazer quando um(a) servidor(a) troca de escola (transferência)? 


Em casos onde o(a) servidor(a) troca de escola, a data de saída na alocação da escola origem deve ser informada.


Quando o campo: Data de saída for preenchido, as horas alocadas na escola origem serão liberadas automaticamente para a alocação na escola destino.



Exemplo:


A servidora Raquel tem em sua contratação a CH (carga-horária) de 40h. Atualmente ela está alocada na escola X 20h no período matutino e 20h no período vespertino, ou seja, não tem CH disponível para novas alocações.


A partir do dia 02/07/2021, ela foi transferida a escola Y.


Desta forma, ao informar a data de saída nas alocações da escola X no dia 02/07/2021, o i-Educar vai liberar as 40h a partir do dia 02/07/2021, possibilitando

 uqe a Raquel seja alocada na escola Y.