Os tipos de funções no cadastro de servidores, são as opções que determinam qual a função que cada servidor exerce no município por ano. 


São exemplos de funções: 


  • Professor(a); 
  • Estagiário(a); 
  • Diretor(a); 
  • Secretário escolar(a). 


Para cadastrar novas funções, é necessário acessar: Servidores > Cadastros > Tipos > Funções: 



Nesta tela, é possível conferir e filtrar pela funções já cadastradas:



Para cadastrar uma nova função, basta clicar no botão [Novo] e a tela de cadastros será apresentada:



Importante: Somente a equipe da SME ou o(a) âncora possui permissão para realizar o cadastro de uma nova função no i-Educar. Se você sentir falta de uma função, pode contatar essas pessoas do seu município ou o nosso Time de Suporte, para que possamos lhe ajudar.



Na tela de cadastro de funções, todos os campos apresentados são de preenchimento obrigatório:



Sendo assim, os campos obrigatórios para o cadastro de uma função são: 


Instituição: Nome do seu município; 


Função: Deve ser informado o nome da função que deseja criar. Por exemplo: Coordenador; 


Abreviatura: Deve ser informado uma abreviatura para o nome da função; 


Professor: Esse campo é utilizado para determinar se a função cadastrada é de professor ou não. Por exemplo: Função: "Professor auxiliar", é uma função de professor, então este campo deve ser selecionado com a opção: Sim.


Este campo apresentará duas opções: Não e Sim:


> Se o campo for marcado com "Não": Os servidores que tiverem esta função, não serão considerados como professores no i-Educar, logo, não poderão ser vinculados em turmas.


> Se o campo for marcado com "Sim": Os servidores que tiverem esta função, serão considerados como professores no i-Educar, logo, poderão ser vinculados em turmas e terão acesso somente à elas.


Para definir a função de um servidor, o caminho é: Servidores > Cadastros > Servidores > Selecionar o servidor desejado Botão [Editar]:



Você pode adicionar uma ou várias funções:



O i-Educar permite adicionar mais de uma matrícula para funções iguais ou diferentes.


Por exemplo: A professora Aline possui a função Professor(a) cadastrada com a matrícula 3568, onde leciona o componente Língua Portuguesa para turmas do curso Ensino Fundamental I. Em 2021 esta também passou a lecionar o componente História para turmas do curso Ensino Fundamental II, pois possui formação para tal. Com isso, agora a Aline tem uma nova matrícula 1555, nesta mesma escola. Dessa forma, é possível cadastrar uma segunda função Professor(a) para o curso Ensino Fundamental II e componente História, passando a ficar com duas funções com componentes e matrículas diferentes.



Confira a simulação do exemplo:



Todas as funções adicionadas no cadastro do servidor, serão apresentadas no momento da alocação do servidor: 



Importante: Em casos de troca de função ou atualização, recomendamos que não seja realizada a exclusão de uma função e adicionada outra no lugar, pois essa alteração impacta nas alocações. Recomendamos que seja adicionado uma nova função no cadastro sem alterar/remover a função anterior.