Neste artigo, abordaremos o funcionamento do recurso de Unificação de alunos no i-Educar, que tem como objetivo possibilitar a unificação de cadastros duplicados de alunos.


Esse recurso foi aprimorado, agora ele está mais ágil, completo e seguro, afim de evitar unificações incorretas.


Vamos lá!


Para acessar a tela e realizar a unificação de alunos duplicados, acesse:


Escola > Ferramentas > Unificações > Unificação de alunos


Para realizar uma unificação, clique no botão: [Novo] e a seguinte tela será apresentada:



 

Para localizar o aluno a ser unificado, basta utilizar o recurso de Busca, sendo necessário o nome ou código de cada cadastro a ser unificado.


Caso existam mais de dois cadastros duplicados, é possível adicionar novas linhas, clicando no botão: Adicionar novo.


Obs.: Para a realização do processo de unificação, é preciso que, pelo menos, dois alunos sejam informados. Caso esses alunos não sejam informados, as informações não serão carregadas. Por este motivo, a opção de Excluir, só será apresentada da terceira linha em diante.



Após informar dois ou mais alunos, os mesmos irão aparecer em forma de lista, conforme mostra a imagem abaixo:



Para seguir com o processo de unificação, é imprescindível que apenas um aluno esteja marcado com a opção: "Principal". Esse aluno deve ser aquele que está com o cadastro correto e mais completo. 


Em seguida, basta conferir se todas as informações estão corretas e marcar a opção que contém a frase "Confirmo a análise de que são a mesma pessoa, levando em conta a possibilidade de gêmeos cadastrados".


Por fim, clique no botão: [Unificar alunos da lista].


Obs.: O botão [Voltar] realiza o recarregamento da tela e limpa todos os dados. Assim, caso você tenha preenchido algum dado de forma errada, é possível refazer novamente.



Para visualizar as informações relacionadas as matrículas e históricos escolares dos alunos, basta clicar em Visualizar localizado na coluna de "Dados escolares". Feito isso, a seguinte tela irá ser apresentada:




Confira na prática como realizar a unificação de alunos com cadastros duplicados: