O Acompanhamento de Infrequências é um recurso utilizado por profissionais da Secretária Municipal de Educação (SME) e pelos Diretores e Secretários escolares, para gerir/orientar/guiar o controle dos alunos faltantes na escola e consequentemente combater a evasão escolar. 


Este recurso pode ser habilitado para que os responsáveis pelo acompanhamento de infrequência sejam alertados quando os alunos possuam uma quantidade X de faltas consecutivas ou alternadas em um determinado período, que é configurado conforme a necessidade de cada município.


Faltas consecutivas: Ou seja, faltas seguidas.


Faltas alternadas: Ou seja, um período considerado alarmante para o município.


Para acessar este recurso você deve possuir a permissão e seguir o passo a passo que será informado a seguir:


Acesse: Frequência > Acompanhamento de infrequência:



Você também pode acessar a infrequência dos alunos, clicando no balãozinho de notificação (no canto superior direto), que aparecerá para você quando um aluno atingir a quantidade máxima de faltas consecutivas ou alternadas, que o município definiu para receber este alerta.



Os alunos que tiverem estas infrequências serão apresentados no quadro abaixo, onde será informado a sua escola, série, turma, nome, data da notificação e o tipo de notificação (faltas consecutivas ou alternadas). 



Informações importantes sobre o acompanhamento de infrequência:


  • Para os profissionais da SME, as informações contidas no acompanhamento de infrequência serão de todas as unidades escolares e não apenas da unidade (escola) selecionada no perfil;
  • Já para os(as) Secretários(as) e Diretores(as) escolares, as informações contidas no acompanhamento de infrequência serão apenas da(s) unidade(s) escolar(es) vinculada(s);
  • O recurso de Acompanhamento de infrequências é orientado pelo ano letivo selecionado no perfil, portanto, sempre que houver alteração de ano, os dados de notificações serão atualizados.