O cadastro de Responsáveis Técnicos é utilizado sempre que for necessário designar algum trabalhador do SUAS, seja ele técnico(a) de nível superior ou médio conforme a Norma Operacional Básica (NOB-RH 2012), como responsável pela execução de algum serviço ou unidade de Assistência Social.


Contudo, para ter um responsável técnico designado no Portabilis SAS é necessário, antes de tudo, que esta pessoa esteja cadastrada previamente. Para saber como, clique aqui! Lembrando que este cadastro de pessoa dos responsáveis técnicos pode ser efetuado de forma simplificada, ou seja, você não precisa preencher todos os campos existente no cadastro de Pessoas.


Após finalizada a criação da pessoa, será possível iniciar o cadastro de responsável técnico.


Como realizar o cadastro de um(a) responsável técnico?


Bem simples! Confira:


1° Passo:


Acesse: Secretaria > Cadastros > Responsável técnico:



Obs.: Assim que você entrar na tela de criação de um novo responsável técnico, você terá logo abaixo a listagem de todos os responsáveis técnicos já criados em seu município.


2º Passo:


Clique no botão " + Novo ":



3° Passo:


Na tela de criação de um novo responsável técnico, os campos que possuem um asterisco (*) devem obrigatoriamente serem preenchidos.


  • Código: Campo que sinaliza o código do novo responsável técnico (o preenchimento deste campo é automático, não é necessário a edição);
  • Responsável técnico: Tendo já criado o(a) técnico(a) como pessoa, conforme abordado no início deste artigo, neste campo você deverá digitar o nome do(a) técnico(a) que será apresentado para você selecionar;
  • Função: Insira neste campo a função que o(a) responsável técnico(a) desempenha. O Nome e a função estarão visíveis em relatórios de atendimento, concessões de benefícios, pareceres e em vários outros relatórios do Portabilis SAS;
  • Matrícula: Número de registro da matrícula do(a) servidor(a) público(a) municipal junto à prefeitura municipal;
  • Nº de Registro Órgão/Conselho: Número de registro profissional junto aos órgãos/conselhos de categoria profissional;
  • Admissão: Data da admissão do(a) técnico(a);
  • Usuário: Neste campo você deve digitar o nome de usuário que o(a) técnico(a) utiliza para acessar o Portabilis SAS.


Obs.: Os campos: CPF, Apelido e Telefone, serão preenchidos automaticamente com as informações preenchidas no cadastro de Pessoas.



Após a inclusão de todas as informações, clique no botão " Salvar responsável técnico ".


Pronto! Novo(a) responsável técnico(a) criado(a) com sucesso. \o/


Confira na prática a criação de um(a) responsável técnico(a) no Portabilis SAS:



Quer saber como cadastrar as pessoas no Portabilis SAS? Clique aqui!