Neste artigo abordaremos alguns cenários que podem ocorrer e estão relacionados à integração do i-Educar com o i-Diário.


O menu que é responsável por buscar todas as informações e atualizações do i-Educar é chamado de API de integração. Todos os dias durante a madrugada, essa API realiza a sincronização automática dos dados entre o i-Educar e i-Diário. Sua principal função é ler as informações presentes no i-Educar que estão descritas abaixo:


  • Dados pessoais e vínculos dos alunos com as turmas;
  • Vínculos de professores com as escolas, turmas e disciplinas;
  • Todos os dados das escolas, turmas e as regras.


Para ter acesso a API de integração no i-Diário basta acessar: Configurações > API de integração. Após isso, a seguinte tela será apresentada:



Em quais casos devo rodar a API de integração?


Em alguns casos, essa sincronização, como costumamos chamar, necessita ser feita manualmente para que algumas alterações realizadas no i-Educar sejam enviadas para o i-Diário no mesmo dia.


Vamos supor que o secretário Pedro da escola Portabilis estava realizando alguns ajustes no i-Educar no começo do ano letivo, visto que entraram novos alunos e professores nesta escola e, ao manusear o sistema, o secretário encontrou algumas dificuldades:


  • Criação de um novo vínculo de professor com a turma:

Sou o secretário Pedro e, agora pela manhã cadastrei o vínculo do professor Paulo em uma nova turma. Mas, o professor me repassou que não consegue visualizar esta nova turma no i-Diário. Como posso resolver este problema?


  • Transferência, remanejamento ou nova matrícula de alunos:

Sou o secretário Pedro e, agora pela manhã realizei a nova matrícula do aluno Xavier da Silva, mas o professor de Matemática me informou que o mesmo não consta na lista de presença. O que pode ser feito?


  • Dispensa de componentes nas matrículas:

Sou o secretário Pedro, e agora pela tarde realizei a dispensa do componente curricular Matemática no 1º bimestre para o aluno João Gomes Filho, para que fosse dispensado a necessidade de lançar frequências e notas para ele no 1º bimestre. Porém, o professor desta disciplina comentou que o aluno ainda está sendo apresentado para os lançamentos no 1º bimestre. Neste caso, o que pode ser feito?


  • Atualização de datas do calendário letivo de turmas ou escolas:

Sou o secretário Pedro, e precisei realizar alguns ajustes no calendário letivo da escola Portabilis pois algumas datas das etapas estavam erradas. Porém, logo após o ajuste, percebi que as datas que estão no i-Educar são diferentes das que estão no i-Diário. O que posso fazer quanto a isso?



O que pode ser feito diante desses casos?


Para esses casos descritos pelo secretário Pedro, a solução é simples!


Basta rodar a API de integração que a sincronização do i-Educar com o i-Diário será realizada e todos esses processos que o secretário realizou serão apresentados corretamente no i-Diário. ;)


Saiba mais sobre a API de integração aqui!