O recurso de Avaliações Complementares, como o próprio nome diz, é utilizado quando por algum motivo é necessário adicionar pontos específicos nas médias e/ou recuperações dos alunos.


Confira alguns cenários onde esse recurso se aplica: 


1° Cenário: Para os alunos que participarem do desfile de 7 setembro, será adicionado 2 pontos de participação na média da etapa. 


2° Cenário: Durante o Conselho de classe, foi acordado que seria adicionado 3 pontos para os alunos abaixo da média de aprovação, levando em consideração o desempenho e participação do aluno durante o ano letivo. Dessa forma, dando mais uma oportunidade para aprovação dos alunos. 


O recurso de Avaliações Complementares pode ser utilizado de diversas formas, sendo assim, segue os tipos de cálculos disponíveis.


Notas que podem modificadas através de uma Avaliação Complementar:


- Média da etapa (semestre, bimestre e trimestre);

- Nota de recuperação da etapa (semestre, bimestre e trimestre)

- Ambas: Média da etapa e Nota de recuperação da etapa (semestre, bimestre e trimestre).


Tipos de cálculos disponíveis para as Avaliações Complementares


- Integral: A nota lançada para essa avaliação será somada às demais notas cujo total será dividido por 2;


- Soma: A nota lançada para essa avaliação complementar será somada a 'Nota afetada';


- Substituição: A nota lançada para essa avaliação complementar irá substituir a 'Nota afetada';
 


- Substituição se maior: A nota lançada para essa avaliação complementar irá substituir a 'Nota afetada' se a nota da avaliação complementar for maior que a 'Nota afetada'. 


Importante: No que diz respeito a configuração, ela é realizada pelo nosso Time de Suporte e deve chegar através de uma solicitação (ticket) dos responsáveis do município ou âncora.

 


Para realizar os lançamentos das Avaliações complementares é necessário seguir o passo a passo abaixo:


Acesse: Avaliações > Diário de Avaliações Complementares e clique no botão [Novo lançamento]. 



Feito isso, a tela de lançamento das notas da avaliação complementar, será apresentada. Nesta tela, será necessário informa os seguintes campos.


- Etapa: Deve ser informado a qual etapa o lançamento da avaliação complementar se refere. Quando uma avaliação complementar é configurada para determinadas séries ela automaticamente é aplicada para todas as etapas da série, com isso, os lançamentos podem ser realizado somente nas etapas necessárias.


- Avaliação: Neste campo deve ser informado para qual avaliação complementar o lançamento será realizado. Nesse campo, será apresentado somente as avaliações complementares configuradas com base nas definições da SME do seu município.


- Data: Deve ser informado o dia do lançamento da avaliação complementar. Este campo irá aceitar somente datas menores ou igual à data do lançamento, ou seja, não será possível registrar datas futuras. 


Mensagem de aviso de validação da data: 


Nesse exemplo, foi informado uma data posterior ao dia de lançamento:



Confira a tela de lançamento: 




Após preencher todos os campos necessários, todos os alunos cursando a turma selecionada serão apresentados em uma listagem para lançamento das notas:




Importante: O i-Diário irá aceitar apenas o lançamento de notas condizentes com a nota máxima configurada. Com isso, caso você lance uma nota superior à nota máxima, o i-Diário irá exibir um aviso.

 


Mensagem de aviso de validação da nota máxima sendo 5.0:



Importante: Não será possível selecionar a mesma avaliação complementar mais de uma vez na mesma etapa, ou seja, quando uma avaliação for registrada no 1º trimestre, ela só poderá ser registrada novamente no 2º trimestre.

 


Após salvar o lançamento de uma ou várias avaliações complementares, é possível realizar a busca desses registros já realizados através dos filtros: 'Avaliação', 'Etapa' e 'Data':




Confira na prática o lançamento de uma Avaliação Complementar: