O recurso de Afastar Servidores possibilita que um(a) servidor(a) seja afastado(a) de suas atividades por um tempo determinado e por motivos diversos (Ex: atestado médico, licença maternidade, etc.). 


Para acessar este recurso, é necessário localizar o cadastro do(a) servidor(a) que se deseja afastar, acessando Servidores > Cadastros > Servidores e selecionando a opção Afastar Servidor, disponível no menu inferior. 



Na tela Registro de afastamento do servidor, é obrigatório indicar o Motivo de Afastamento e a Data de Afastamento.

 


Também é possível Anexar arquivos, como laudos médicos, atestados e etc, em formato jpg, png, jpeg e pdf. Entretanto, este campo não é obrigatório.


Importante: É possível cadastrar novos tipos de Motivos de Afastamento acessando Servidores > Cadastros > Tipos > Motivos de Afastamento. O cadastro de Motivos de Afastamento pode ser realizado por usuários com permissão de Administrador. Caso você não possua esse tipo de permissão, entre em contato com a Secretaria Municipal de Educação do seu município.


Após o preenchimento correto dos dados, basta clicar em Salvar e o(a) servidor(a) permanecerá afastado até que uma data de retorno seja informada



É possível editar as informações do afastamento do(a) servidor(a), como o motivo, data de afastamento e arquivos anexados, ou excluir um histórico acessando o Histórico de Afastamentos, como mostramos abaixo:



Os servidores afastados são apresentados no Relatório de Servidores Afastados. Para emitir este relatório, acesse Servidores > Relatórios > Cadastrais > Servidores Afastados.



Este relatório apresentará os dados dos servidores afastados, bem como os dias em que os mesmos permanecem longe de suas atividades. 


Para retornar um servidor para suas atividades, é necessário localizar o cadastro do(a) servidor(a) que se deseja retornar, acessando Servidores > Cadastros > Servidores e selecionar a opção Retornar Servidor, disponível no menu inferior. 



Na tela de Registro de afastamento de servidor, é necessário informar uma Data de retorno e clicar em Salvar. 



Após informar uma data de retorno para o(a) servidor(a) afastado(a), o(a) mesmo(a) não será mais apresentado(a) no Relatório de Servidores Afastados.


Conheça mais sobre o módulo de Servidores, clicando aqui!