1. Por que a turma fica carregando no perfil do i-Diário e não é apresentada?



Essa situação normalmente ocorre nos acessos dos professores e impede que os mesmos filtrem os alunos das respetivas turmas desejadas. 


Isso ocorre quando o cadastro do(a) professor(a) está incompleto no i-Diário.


Para resolver, acesse:


i-Diário > Configurações > Usuários > Pesquise pelo nome do(a) professor(a) que está com este problema > Clique em [Editar] > O campo: Professor estará em branco Digite o nome do(a) professor(a) neste campo (enquanto você digita, o nome completo deverá ser apresentado para você selecionar) > Feito isso, clique em [Salvar].




Importante: Somente os gestores escolares têm acesso a esse campo e podem completar este cadastro.



2. Por que o i-Diário não está aceitando os lançamentos?


Em alguns cenários específicos o i-Diário pode bloquear/impedir a realização de lançamentos como notas conceituais, numéricas e pareceres descritivos.


Confira dois exemplos que podem fazer com que isso aconteça:


1°: Tentar realizar lançamentos em etapas fora do período de lançamento:




Quando um(a) professor(a) ou gestor(a) tenta realizar os lançamentos e a mensagem acima é apresentada, isso significa que a etapa ou data selecionada não estão de acordo com o Calendário Letivo da escola.


Neste caso é necessário que a gestão escolar confira e ajuste o Calendário Letivo ou entre em contato com o nosso Time de Suporte.


Para saber mais sobre o Calendário Letivo, clique aqui!


Importante: As validações em Calendários Letivos podem ser realizadas apenas por gestores escolares e responsáveis ou âncora da Secretaria Municipal de Educação. 



2°: Eventos cadastrados com o tipo 'Não permite lançamento':



Quando um(a) professor(a) ou gestor(a) tenta realizar os lançamentos e a mensagem acima é apresentada, pode ser reflexo de um evento cadastrado com o tipo 'Não permite lançamentos', para esse dia selecionado.


Quando isso acontecer, entre em contato com a gestão escolar para validar se realmente existe um evento cadastrado para este dia e conferir se o mesmo é letivo para a realização deste lançamento.


3. Um aluno não é listado
 para o lançamento das avaliações e/ou frequências?


Em alguns casos os professores podem reportar que determinados alunos não estão sendo apresentados na listagem de lançamento das avaliações e/ou frequência.


Para que os alunos sejam apresentados aos professores, o i-Diário possui a seguinte regra:


Um aluno apenas será apresentado no i-Diário a partir da sua data de enturmação na turma.


Exemplo:


A aluna Maria Eduarda foi enturmada no 6° Ano A no dia 30/04/2021, com isso, a mesma será apresentada no i-Diário aos professores para os lançamentos a partir dessa data. Se o(a) professor(a) acessar a lista de frequência do dia 25/04/2021, por exemplo, a aluna não será apresentada na listagem de alunos.


Como conferir a data de enturmação de alunos no i-Educar? 


Para validar a data de enturmarão de um aluno acesse no i-Educar: Escola > Cadastros > Alunos > Pesquise pelo aluno desejado > Clique em Visualizar na matrícula desejada > Confira o campo: Data de enturmação




Importante: As validações das datas de enturmações dos alunos podem ser realizadas apenas por gestores escolares e responsáveis ou âncora da Secretaria Municipal de Educação.