Essa documentação tem como objetivo demostrar alguns cenários e ações que podem impactar em perda de lançamentos no i-Educar e/ou i-Diário


Desde já salientamos, se você faz parte do corpo docente e algum lançamento seu deixou de ser apresentado, procure a equipe gestora da sua escola pois a mesma saberá como seguir com esse caso.


Alterações equivocadas no vínculo de professor com as turmas



O processo de cadastro de vínculos dos professores com as turmas é realizado no i-Educar no início de cada ano letivo. Este processo é efetuado pela equipe gestora da escola.

Este processo é muito importante, pois é ele que define as informações que os professores terão acesso ao longo do ano letivo, como acesso às turmas e as disciplinas


Alterações equivocadas no cadastro do vínculo do professor com a(s) turma(s), pode afetar diretamente os lançamentos já realizados pelo professor no i-Diário e i-Educar.


Casos de alterações no vínculo que impactam nos lançamentos: 


  • Remover uma disciplina cadastrada no vínculo; 
  • Mudar o turno do vínculo; 
  • Excluir o vínculo do professor com a turma;
  • Marcar ou desmarcar a opção: "Professor de área específica";  
  • Mudar a turma no vínculo.


De forma geral, depois que um vínculo é feito no i-Educar e o professor inicia os lançamentos no i-Diário dos planos, avaliações e frequências, qualquer alteração nos vínculos, conforme mencionado acima, podem afetar os lançamentos fazendo com que eles não sejam mais apresentados. 


Uma forma de evitar a perda de lançamentos, é fazer os vínculos dos professores com as turmas com muita atenção e cuidado. Se for necessário alguma alteração, confira com a SME ou com o nosso Time de Suporte qual é a maneira mais segura de realizar o ajuste.



O que fazer quando o vínculo de um professor é editado/excluído e os seus lançamentos somem do i-Diário ou i-Educar?



Caso um vínculo seja excluído ou editado de forma equivocada e essa alteração afete os lançamentos, alguns testes podem ser realizados para tentar recuperar esses lançamentos.


1°: Exclusão de um vínculo


Nesse caso, o gestor escolar pode refazer o vínculo no i-Educar, exatamente da mesma forma que o vínculo excluído e rodar a sincronização no i-Diário. Em seguida, validar se os lançamentos são apresentados novamente.


: Edição equivocada em um vínculo


O gestor escolar pode reverter as alterações realizadas no vínculo do professor e rodar a sincronização no i-Diário. Em seguida, validar se os lançamentos foram apresentados novamente.


Importante: Os dois cenários reportados acima são formas de tentar recuperar os lançamentos, mas os mesmos podem não funcionar em alguns casos específicos.



Alterações em grades curriculares durante o ano letivo


Alterações em grades curriculares durante o ano letivo, ou seja, a remoção ou substituição de disciplinas, tem como consequência a perda de lançamentos já realizados nas disciplinas até o momento. 


Alterações em grades curriculares são analisadas pelo nosso Time de Suporte apenas quando solicitadas pelos responsáveis da Secretaria Municipal de Educação (SME) ou pelos próprios âncoras do município. Contudo, antes de realizar qualquer alteração no sistema, sempre é informado sobre a possível perda de lançamentos que irão ocorrer dependendo do tipo de alteração. 


Vale sempre lembrar que caso seja efetuado alterações na grade curricular durante o ano letivo e ocorra perda de lançamentos, toda essa nova configuração de grade curricular certamente foi realizada pelo nosso Time de Suporte com a solicitação e o consentimento dos responsáveis da Secretaria Municipal de Educação (SME) e âncoras do município, que sempre são informados quando haverá impacto nos lançamentos ou não.


Alterações em regras de avaliação


Alterações em regras de avaliações durante um ano letivo já aberto, iniciado e com lançamentos, podem afetar diretamente os lançamentos.


Assim como o cenário acima, alterações em regras de avaliações são analisadas e realizadas pelo nosso Time de Suporte somente quando solicitadas pelos responsáveis da SME e âncoras do município. 


Dessa forma, antes de realizar qualquer alteração em regras de avaliação, sempre é comunicado pelo nosso Time de Suporte que a perda de lançamentos pode ocorrer dependendo do que será alterado.


Com este comunicado feito, nossa equipe segue com as alterações somente com a confirmação e autorização do âncora do município ou responsáveis da SME. 



Alterações em calendários letivos 


No início de um ano letivo, o calendário é a primeira questão a ser configurada. Somente após o registro do calendário, as demais alterações e cadastros para o ano vigente poderão ser realizadas do i-Educar, como por exemplo o cadastro de turma e matrículas.  


Depois que o calendário letivo é configurado e as etapas dos cursos são definidas, cada lançamento realizado no i-Educar ou i-Diário pertence a uma etapa específica (semestre, trimestre ou bimestre), de acordo com a realidade do município.


Quando alterações nas datas das etapas são realizadas após algum lançamento já ter sido feito no i-Diário, essa alteração pode "bagunçar" a organização das avaliações em suas respectivas etapas. 


Segue um exemplo:


Se a escola X possuir o seguinte Calendário Letivo:


1° Semestre: Data inicial 15/02/2021 - Data final 17/07/2021 

2° Semestre: Data inicial 18/07/2021 - Data final 20/12/2021 


E uma avaliação é registrada no dia 19/07/2021, logo a avaliação pertence ao 2° Semestre. 


Contudo, se essa mesma escola passa por uma alteração de calendário letivo: 


1° Semestre: Data inicial 15/02/2021 - Data final 19/07/2021 

2° Semestre: Data inicial 20/07/2021 - Data final 20/12/2021


Logo a avaliação que já tinha sida cadastrada no dia 19/07/2021 e pertencia ao 2° Semestre, agora pertence ao 1° Semestre.


Além disso, pode acontecer também de uma data não fazer mais parte do Calendário Letivo, neste caso, a avaliação não seria apresentada em nenhuma etapa.


Considerando as situações pontuadas acima, orientamos que a configuração do Calendário Letivo seja realizada após a confirmação das datas e etapas dos cursos por parte da SME.


Se por algum motivo for necessário realizar qualquer alteração no Calendário Letivo, orientamos que as escolas comuniquem a SME, que entrará em contato com a nossa equipe, caso necessário.