O registro de Concessão de Benefícios é uma importante ferramenta para a gestão da Política da Assistência Social.


Com ele é possível gerenciar informações estratégicas sobre os benefícios concedidos aos cidadãos.

São esses registros que contabilizam também para a elaboração dos indicadores gerenciais necessários para melhoria dos processos de gerenciamento e planejamento da política.


Vamos iniciar um passo a passo explicando como efetuar corretamente um registro de concessão de benefício. 

Vamos lá?


1º Passo: Acessar o módulo Benefícios, do Portabilis SAS:



2º Passo: Acessar a tela de registro de concessão de benefícios através do menu: Processos > Concessão de benefícios:



3º Passo: Clique no botão " + Novo ":



4º Passo: Insira as informações inerentes ao registro de concessão de benefício, conforme os campos das respectivas abas detalhadas abaixo:



Aba: Geral


Descrição: Campo para inserir o nome da concessão. Geralmente na descrição é replicado o nome do tipo do benefício. Por exemplo: Auxílio emergencial alimentação.


Data da concessão: Insira a data da concessão do benefício.


Requerente: Neste campo de busca, é necessário inserir o nome do requerente do benefício. Lembre-se que nem sempre o requerente é o beneficiário.


Tipos: Neste campo, selecione qual tipo de benefício você deseja registrar. Os tipos de benefícios são previamente cadastrados, conforme explicamos aqui. Quando um tipo de benefício é selecionado, o sistema carrega automaticamente alguns atributos determinados por ele no cadastro de tipos de benefícios - de modo que no campo: Detalhamentos, apresenta os itens, valores e quantidades.


Parecer: Insira neste campo o parecer técnico, reportando as realidade e as circunstâncias ao qual fundamenta o deferimento do benefício.


Finalidade: Insira qual a finalidade do benefício que está sendo concedido.


Local da Retirada: Campo destinado a informar o nome do local de retirada do benefício, que pode ser na mesma unidade, assim como em outro local determinado pelo município.


Detalhamentos: O campo detalhamentos já estará preenchido com os itens do benefício, de modo que o técnico deverá validar apenas os valores e as quantidades concedidas.


Aba: Beneficiários


No campo de busca digite o nome da pessoa que vai receber o benefício. Quando você selecionar o nome da pessoa, automaticamente será apresentada a relação de todas as pessoas do referido grupo familiar. Assim, você deverá selecionar, do grupo familiar, quais pessoas serão as destinatárias do benefício concedido, que pode ser uma ou mais.


Obs.: Conforme citado anteriormente, o beneficiário poderá ser o mesmo requerente, mas não necessariamente.



Aba: Equipe


Nesta aba deverá ser informado o nome do responsável técnico que efetuou o registro. Normalmente, este campo já consta preenchido com as informações do usuário responsável técnico logado no sistema, mas eventualmente poderá ser alterado ou incluído mais de um responsável, conforme a necessidade.


Aba: Anexos


Nesta aba, se necessário, você pode anexar documentos nos formatos jpeg, jpg, png, gif, pdf, odt, doc, docx, xls, xlsx, ppt e pptx com tamanho de até 2MB.


5º Passo: Após a inclusão de todas as informações, clique no botão "Salvar benefício".


Obs.: Caso o usuário desejar, ao lado do botão de salvar, existeu uma seta pra baixo, em que, ao clicar, apresenta a opção "Salvar e emitir relatório". Clicando nela o sistema irá salvar o registro, automaticamente irá gerar um documento pdf, com os dados do registro, se for necessário imprimir, ou salvar o documento.



Veja na prática o registro de concessão de benefícios: