Esse artigo tem como objetivo detalhar o funcionamento da aba de 'Uniforme escolar' do cadastro de alunos, que tem como propósito cadastrar informações sobre a quantidade e tamanho do uniforme escolar de cada aluno, data de entrega e a escola que irá disponibilizar os uniformes.
Este recurso permite a escola e o município controlar as solicitações e realizar as distribuições dos uniformes escolares.
Para dar início a utilização do recurso, você deve clicar no botão [Distribuição de uniforme], que fica localizado em: Escolas > Cadastros > Alunos, acesse o aluno desejado e no final da página será apresentado o botão:
Após selecionar o botão, você será redirecionado a tela de listagem de distribuição de uniforme.
Nessa tela será possível visualizar as distribuições já realizadas e registrar novas distribuições.
Para realizar um novo registro de uniforme escolar, você deve clicar no botão [Novo] e realizar o preenchimento dos campos, conforme os dados de numeração do aluno e quantidade de peças:
Nessa tela, será necessário preencher os seguintes campos:
Ano: nesse campo você deve informar o ano atual no qual a numeração do aluno pertence;
Data da distribuição: você deve preencher o campo com a data programada para distribuição dos uniformes escolares;
Instituição: deve ser informado o município;
Escola: nesse campo você deve informar o nome da escola onde a distribuição de uniformes irá ocorrer;
Kit completo: essa opção deve ser marcada em casos onde a quantidade de cada peça será uma, ou seja, quando o aluno irá receber um kit completo com uma unidade de cada peça. Com essa opção selecionada, o campo onde se informa a quantidade de peças é desabilitado.
As peças disponíveis para preenchimento de quantidade e tamanho, respectivamente, são:
- Quantidade de saias;
Veja na prática como registrar o uniforme escolar sem marcar a opção 'Kit completo':
Após salvar, o registro ficará assim:
Veja na prática como registrar o uniforme escolar marcando a opção 'Kit completo':
Após salvar, o registro ficará assim:
Depois que um registro de distribuição de uniforme escolar é realizado, você pode editar e excluir os mesmos conforme a necessidade.
Como editar um registro?
Acesse o cadastro de Aluno > Clique no botão [Distribuição de uniforme] > Selecione o registro do ano desejado > Clique no botão [Editar]. Após realizar as modificações necessárias, clique no botão [Salvar]:
Como excluir um registro?
Acesse o cadastro de Aluno > Clique no botão [Distribuição de uniforme] > Selecione o registro do ano desejado > Clique no botão [Editar] > Clique no botão [Excluir] e em seguida Ok:
Atenção: Quando selecionamos a aba 'Uniforme escolar' e nenhum registro foi realizado ainda, o i-Educar apresentará a seguinte mensagem.
Confira:
Importante: Não há configurações iniciais que devem ser feitas para o uso adequado deste recurso, apenas deve-se verificar se o usuário possui a permissão para o cadastro de Alunos.
Caso seja necessário verificar as informações das distribuições dos uniformes escolares, você pode emitir o relatório Distribuição de uniforme por aluno, localizado em: Escola > Relatórios > Cadastrais > Distribuição de uniforme por aluno: