Este é o nosso guia de uso da Central de Suporte!
Os tópicos que serão abordados nesse artigo são:
1° Tópico: Como fazer login;
2° Tópico: Como recuperar a senha;
3° Tópico: Como editar o perfil;
4° Tópico: Como criar um novo ticket/Como as dúvidas devem ser registradas;
5° Tópico: Como você pode acompanhar o andamento de cada solicitação;
6° Tópico: Como você pode responder nossa pesquisa de satisfação;
7° Tópico: Quem é o nosso time de suporte?;
8° Tópico: Telefone e horários de atendimento.
Antes de falarmos sobre o processo de abertura de tickets e outros tópicos, fique por dentro do vocabulário bastante utilizado pelo Time de Suporte durante os atendimentos:
- Ticket, Solicitação ou demanda: se refere ao atendimento que será registrado pela central;
- Âncora: responsável pelo sistema no seu município;
- Base de conhecimento: local com artigos explicativos sobre o funcionamento dos nossos produtos;
- Engenharia/Desenvolvedores: time da Portabilis responsável por desenvolver e atualizar nossos produtos;
- Validar: ação de analisar a situação e dar um retorno;
- Reportar: ato de avisar.
Atenção: Um recado muito importante, se você faz parte do corpo docente e está com dúvidas ou identificou alguma inconsistência no sistema você deve encaminhá-las para a equipe diretiva da sua escola, para que a mesma entre em contato com a nossa equipe, caso necessário.
1° Tópico: Como fazer login
Para acessar nossa central de suporte, abra o seu navegador e digite o endereço: suporte.portabilis.com.br.
Quando a página web carregar, basta informar seu login e senha, e clicar no botão [ENTRAR] para acessar seu perfil:
Vale lembrar, se você é uma pessoa que deve ter acesso à Central de Suporte, seus dados de usuário como nome, função e e-mail são enviados pela Secretaria Municipal de Educação ou de Assistência Social no momento da implantação do sistema, e é com esse e-mail que você deve acessar nossa central.
2° Tópico: Como recuperar a senha
Caso você não se lembre qual a sua senha ou este seja o seu primeiro acesso à central, utilize a opção 'Esqueceu sua senha?' para defini-lá ou recuperá-la.
Clicando nessa opção, basta informar seu e-mail de usuário e clicar no botão [Redefinir minha senha] e um e-mail será encaminhado ao seu endereço com as instruções de redefinição de senha:
Quando essa mensagem for apresentada informando que as instruções foram enviadas, basta acessar seu endereço e procurar pelo e-mail com as instruções.
Caso ele não esteja na Caixa de entrada principal, verifique se o mesmo não chegou no Spam ou se sua caixa de entrada não está lotada, o que pode impedir que novos e-mails cheguem.
O e-mail que enviamos e este aqui:
3° Tópico: Como editar o perfil
Após acessar sua conta, você pode utilizar a opção 'Editar perfil' e editar algumas informações, caso necessário.
Nessa tela você pode:
Editar o nome de usuário;
Editar os números de contato;
Adicionar e alterar a foto de perfil;
E alterar sua senha diretamente pelo seu acesso.
Depois de realizar todas as modificações desejadas não se esqueça de salvar clicando no botão [Salvar alterações]:
4° Tópico: Como criar um novo ticket/Como as dúvidas devem ser registradas
Atualmente você pode criar um ticket de duas formas: pela central de suporte ou diretamente pelos nossos produtos.
Pela central de suporte:
1. Primeiro você deve logar na central de suporte. (Esse passo a passo você pode conferir no 1° tópico);
2. Depois de acessar o seu perfil, clique na opção 'Novo ticket de suporte';
3. Em seguida, você será encaminhado para a página de criação do ticket, onde você deverá informar o assunto/título, a descrição e também um arquivo caso necessário (como fotos ou vídeos que mostrem a situação).
4. Após finalizar basta clicar no botão de [Enviar].
Importante: Vale lembrar que quanto mais completa a sua descrição da dúvida ou inconsistência, mais fácil será para nosso time entender a sua demanda. Isso agiliza o seu atendimento!
Pelos nossos produtos:
Para abrir um ticket direto pelos nossos produtos, siga o passo a passo a seguir:
1. Você deve identificar o botão de ajuda e clicar nele;
Veja o botão no i-Educar:
Veja o botão no i-Diário:
Veja o botão no SAS:
2. O botão irá lhe direcionar para a criação do ticket, onde você deverá informar o seu nome, e-mail, o assunto/título e descrição. E caso necessário, você poderá adicionar um arquivo ou tirar uma foto da tela em que você está com dúvida. O preenchimento dos campos é o mesmo processo que a abertura de tickets pela central de suporte.
Importante: Lembrando que o e-mail informado deve ser o mesmo e-mail cadastrado na nossa central de suporte.
5° Tópico: Como você pode acompanhar o andamento de cada solicitação
O seu tipo de permissão no sistema definirá os tickets que você terá acesso, lembrando que:
As pessoas da fazem parte da equipe gestora têm acesso apenas aos tickets da sua unidade escolar;
Já o âncora tem acesso a todos os tickets registrados pelas escolas do município.
Atualmente, você pode acompanhar o andamento ou status da sua solicitação de duas formas.
1. Você pode clicar no botão [Verificar o status do ticket];
2. Você pode validar diretamente pela página de tickets, onde você poderá visualizar todos os tickets, abertos ou pendentes, resolvidos ou fechados e arquivados.
Caso você queira, também poderá ordenar os tickets por: data de criação, última modificação e status, de forma crescente ou decrescente.
6° Tópico: Como você pode responder nossa pesquisa de satisfação
Você pode avaliar nossos atendimentos por meio de uma pesquisa em cada ticket registrado:
7° Tópico: Quem é o nosso time de suporte?
Agora que você já conhece todos os nossos processos e dicas sobre nosso atendimento, venha conhecer o time que atende você diariamente.
Na Educação:
Aline, Vanessa, Luiza, Paula, Pablo, Fernando, Bárbara, Fred e Mateus.
Na Assistência Social:
Bruno e Marcos.
8° Tópico: Telefone e horários de atendimento
Nossos horários de atendimento são:
Pelos Tickets: 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Por Telefone: Segunda a sexta-feira das 08h às 12h e das 13h30m às 18h.
Você prefere um conteúdo mais visual? Confira a nossa playlist no YouTube sobre a Central de Suporte!
Atte.,
Time de Suporte!